Vizinhos de uma cadela abandonada na sacada de um apartamento em Caxias do Sul (RS), se mobilizaram para resgatar o animal que latia muito. A Brigada Militar e o Instituto Patinhas participaram do salvamento.
Na semana passada os moradores do prédio avisaram aos policiais que a cachorra estava sozinha trancada no local, que não tinha qualquer tipo de proteção, e latindo muito.
Ao chegar ao local, a equipe conseguiu entrar na residência. O animal não tinha comida e estava em meio à sujeira, inclusive fezes e urina. O Instituto Patinhas foi acionado e levou a cadela para receber cuidados veterinários. A constatação no laudo foi que ela estava desnutrida, abaixo do peso, com febre e pulgas
“É necessário que a população se conscientize que mesmo nos períodos de férias e recesso, os animais demandam cuidados, carinho e atenção. Não é possível imaginar que se possa deixar um cachorro em um ambiente aberto, sujeito a frio, calor e chuva, sem comida e água e esperar que ele aguarde o retorno dos tutores de uma viagem. São vidas e merecem ser preservadas. Infelizmente nesses períodos casos como esse aumentam muito”, alerta a presidente do Instituto Patinhas, Natiele Gomes.
O caso vai ser investigado pela Polícia Civil, que deve determinar se vai enquadrar os tutores por crime de maus-tratos aos animais. O advogado do Instituto Patinhas, Patrick Mezzomo, explica que o crime de maus-tratos pode gerar prisão de cinco anos.
Pedido de ajuda
A cadela agora está em um lar temporário e depois será levada para a adoção. O Instituto Patinhas diz que gastou R$ 1 mil em cuidados veterinários da cachorra e agora segue arcando com os custos para mantê-la abrigada, fornecendo alimentação e medicação. Por isso, pede ajuda da comunidade. Uma forma de contribuir é doar dinheiro por meio do link https://taplink.cc/institutopatinhascaxias. Quem tiver interesse em contribuir com o instituto também pode doar itens para uso dos animais, medicamentos, apadrinhar (pelo link https://taplink.cc/institutopatinhascaxias) ou optar pela adoção responsável de um dos animais acolhidos.