Uma cadela abandonada foi resgatada e levada para atendimento na Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), órgão público de Porto Alegre, RS.
Ela foi encaminhada para o hospital veterinário, situado na estrada Érico Bernardo 3.489 para uma cirurgia na sexta-feira (16). Após dois dias o animal teve alta e foi levado para a casa da pessoa que a resgatou. No mesmo dia apresentou um pequeno sangramento, que segundo o veterinário responsável era “normal”. No dia seguinte houve uma piora, as suturas romperam e a ela teve sangramento intenso.
A cadela foi levada a outro veterinário que ficou horrorizado com o procedimento, que segundo ele, foi feito de “forma totalmente errada”. Atualmente ela está internada no hospital Lorenzoni, com necrose e corre sério risco de morte.
O veterinário da SEDA, após ser confrontado sobre as complicações pós-cirúrgicas e o possível erro de procedimento, afirmou por telefone que a culpa foi “totalmente” da pessoa responsável pelo animal, que segundo ele “provavelmente” não medicou e cuidou do mesmo. Ao ser requisitado para conversar com o atual veterinário da cadela sobre o que poderia ter acontecido, ele negou e encerrou a ligação.
O animal está internado lutando contra uma infecção e seus procedimento são custeados através de doações. O estado da cadela é muito delicado, mas ainda há esperanças de salvá-la.
Entre em contato com a SEDA, exija esclarecimentos e manifeste sua indignação:
Ouvidoria
Tel: (51) 3289.8900
E-mail: [email protected]