EnglishEspañolPortuguês

INSTINTO MATERNO

Cadela amamenta filhote de cervo que se perdeu de sua mãe

A cachorra da raça golden retriever teve filhotes recentemente e ainda estava produzindo leite

7 de julho de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | @kentuckyhighlandcows

Usuários da Internet ficaram maravilhados com os registros de um momento lindo entre uma cadela da raça golden retriever e um filhote de cervo. A cadela amamentou o pequeno cervo que se perdeu de sua mãe.

Kayla Pumpelly vive e trabalha na fazenda de sua família em Kentucky, nos Estados Unidos. Ela estava levando sua cadela Sadie para um passeio quando a cadela fez uma descoberta incrível: havia um filhote de cervo escondido na grama. E Sadie, de 5 anos, que recentemente tinha tido seus próprios filhotes, cedeu aos seus instintos maternos e tratou o cervo como se fosse seu.

“Ela ainda tinha os instintos maternos, e ainda estava produzindo leite. Então o filhote de cervo estava mamando nela”, Pumpelly disse em entrevista à Newsweek.

Em um vídeo compartilhado na conta de TikTok de Pumpelly @pumpellyhighlandcows que já foi visto mais de 1,2 milhão de vezes, Sadie caminha animadamente em direção à sua tutora, seguida pelo pequeno cervo.

@gofetch She most definitely can keep it. ( @Kentucky highland cows ) #fyp #dogsoftiktok #fawn #babydeer #nature ♬ original sound – Go Fetch

“Sadie, você não pode ficar com isso”, disse Pumpelly, e, ao se aproximar, percebe que o filhote de cervo confia completamente na cadela, tanto que está até mamando nela. “Eu não sabia o que era a princípio, e então vimos que era um filhote de cervo, e meio que surtamos porque estávamos preocupados no início. Foi emocionante porque era fofo, mas simplesmente não sabíamos o que fazer. Então sentamos lá e começamos a gravar e tirar fotos.”

O vídeo continua mostrando uma montagem de fotos de Sadie e o filhote de cervo, a cadela mãe protegendo o cervo, lambendo-o e permitindo que ele mamasse. “Ele a seguia para todo lado, e na verdade tentou vir até nós algumas vezes”, acrescentou Pumpelly.

Os cães têm fortes instintos maternos, e como os filhotes nascem incapazes de ver, ouvir ou andar, eles dependem completamente da mãe. Nos primeiros 10 dias, a mãe dá atenção total aos filhotes, escreve o American Kennel Club (AKC). À medida que os filhotes ganham mais independência após cerca de três semanas, a mãe os deixa por períodos mais longos.

O desmame dos filhotes do leite materno é um processo gradual. Deve ser feito naturalmente para prevenir problemas de saúde para a mãe ou problemas com os filhotes na idade adulta, acrescenta o relatório da AKC.

Embora Sadie estivesse claramente pronta para adotar o filhote de cervo como seu, Pumpelly disse que ela e seu marido chamaram especialistas para perguntar o que deveriam fazer. Eles foram aconselhados a afastar a cadela e permitir que o filhote de cervo voltasse a se esconder para ver se sua mãe voltaria.

E, depois de mostrar o filhote de cervo para seus dois filhos pequenos, Pumpelly e seu marido fizeram exatamente isso: “E nós observamos e esperamos, e a mãe acabou voltando para buscá-lo”, disse ela.

    Você viu?

    Ir para o topo