Cinco cachorros foram envenenados por chumbinho em Orlândia (SP). Os animais comeram o veneno escondido em pedaços de carne que foram jogados nas ruas da cidade. Os tutores dos cães não registraram boletim de ocorrência, mas foram orientados por uma ONG a procurar a polícia para que os casos sejam investigados.
Segundo a integrante da ONG Grupo de Apoio Nova Chance, Márcia Belato, todos os cães envenenados têm tutores e comeram o chumbinho enquanto passeavam pelas ruas de Orlândia.
“Dois cães vomitaram tipo um papel alumínio. A suspeita é de que o veneno estivesse dentro de um pedaço de carne, enrolado com o papel. Os tutores não perceberam na hora. Mas chegando em casa, os sintomas apareceram. O efeito do chumbinho é muito rápido”, afirma Márcia.
Segundo ela, os cachorros apresentaram tremores, salivavam muito e estavam desorientados.
O morador do centro de Orlândia, Márcio Lima, de 32 anos, teve dois labradores envenenados pelo chumbinho. “Eu soltava eles de manhã pra dar uma volta e depois eles voltaram. Quando voltaram, a boca estava espumando e eles estavam tremendo. Eu dei leite e levei pro veterinário”, conta Márcio.
Márcia Belato orienta que os tutores não deem leite quando suspeitarem de envenenamento, pois o caso pode se agravar para uma pneumonia.
Os labradores de Márcio, Marley e Jeffi, ambos de 1 ano de idade, passam bem. “Não vou deixar eles saírem sozinhos. Só na coleira agora”, diz Márcio.
Fonte: Jornal A Cidade