Os animais domésticos são dóceis e grande parte não representa riscos à família. Só que é preciso tomar alguns cuidados quando se convive com animais de estimação. Para que a saúde do bichinho e de seu tutor não seja afetada é necessário manter a cartela de vacinação em dia.
A recomendação é em razão da raiva humana, uma doença viral transmitida pela mordida de um mamífero infectado, nesse caso os cachorros. É quase impossível o tratamento dessa peste, por isso a prevenção é o melhor remédio.
“A raiva é uma doença grave. Pessoas que sofrem ataque de cães precisam de cuidados médicos imediatos”, enfatiza a tutora do Portal Educação e médica veterinária Danielle Pereira. A dica de especialistas é procurar atendimento médico imediato, para avaliação da ferida e tratamento.
O tratamento da raiva consiste na aplicação de uma dose do chamado soro antirrábico, que contém os anticorpos específicos contra ao vírus da raiva. Além do soro, deverão ser aplicadas doses da vacina contra a raiva para estimular as defesas do corpo humano.
Fonte: Fatima News