EnglishEspañolPortuguês

HERÓIS

Cachorros ajudam moradores a escaparem de enchente no Texas (EUA)

7 de julho de 2025
Julia Affonso
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Jim Vondruska/Getty Images

Cães ajudaram moradores do Texas, nos Estados Unidos, a escaparem das enchentes que fizeram dezenas de vítimas.

Cachorros deram alerta ao latirem e arranharem portas. Jornais americanos colheram depoimentos de sobreviventes das enchentes.

Grupo de 13 amigos passou o feriado da Independência do país (4 de julho) na região. Eles haviam alugado uma casa, segundo um deles relatou ao canal de TV CNN.

Ricky Gonzalez, que integrava o grupo e mora no Texas, contou que um dos cachorros, Nash, começou a arranhar a porta enquanto eles dormiam. Um dos amigos abriu a cortina e viu um dos carros sendo levado pela correnteza. Em seguida, todos acordaram.

Gonzalez narrou à TV que a água subiu rapidamente para o segundo andar da casa. O grupo, então, se preparou para escapar por duas janelas no sótão. Segundo ele, uma família que passava de carro os viu e ajudou a resgatá-los.

O jornal “The Washington Post” conversou com uma mulher de 60 anos que passou horas sem notícias do sobrinho. O rapaz morava em um trailer perto do rio Guadalupe, que transbordou rapidamente após as fortes tempestades.

Rosalie Castro contou ao jornal que recebeu o primeiro alerta às 7h58, mas o sobrinho foi pego de surpresa. “Se não fosse o latido dos cães, ele não teria acordado na hora certa”, disse ela, moradora de Kerrville —um dos locais mais atingidos.

Castro disse que na hora em que o sobrinho acordou, a água estava na altura dos joelhos. Quando chegou à porta do trailer, já estava na cintura. “Graças a Deus por esses cães”, afirmou ao jornal.

Até a manhã de hoje, o número de mortos nas enchentes é de 82 pessoas. Desses, 68 foram no condado de Kerr, local mais afetado pelas enchentes. A situação na região pode se agravar porque há previsão de mais chuvas.

Número de mortos foi atualizado por autoridades envolvidas nas buscas, segundo o jornal “The New York Times”. “Infelizmente, esperamos que esse número aumente”, disse mais cedo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, em entrevista à Fox News.

Entre as vítimas, estão pelo menos 28 crianças. Quatro corpos de crianças ainda não foram identificados.

Buscas por sobreviventes seguem pelo terceiro dia. Não se sabe o número de animais mortos na tragédia.

O número total de desaparecidos continua incerto. O “The New York Times”, porém, afirmou que há pelo menos 52 pessoas listadas oficialmente como desaparecidas em diferentes condados. Deste total, 11 são crianças e uma é monitora da colônia de férias conhecida como Camp Mystic.

Fonte: UOL

    Você viu?

    Ir para o topo