Um cachorro vítima de maus-tratos, resgatado em 2025 com quadro de paralisia surpreendeu a todos este mês quando correu pela primeira vez. O vídeo postado nas redes, além de emocionante, leva esperança a tutores de outros bichinhos na mesma situação.
O Barth, um cão de pequeno porte foi encontrado em Belo Horizonte (MG) no ano passado, pela ONG Amor a Quatro Patas, com paralisia nas patas traseiras, depois de ter sofrido uma pancada forte nas costas.
Mas, após um longo período de reabilitação em um lar solidário, ele recuperou a capacidade de se locomover, já consegue correr e interagir com outros animais. Ele ainda tem pequenas falhas eventuais na marcha, que estão sendo tratadas com acompanhamento profissional, com esperança redobrada agora.
Ver essa foto no Instagram
Vítima de crueldade
O Barth foi encontrado pela ONG em situação de vulnerabilidade extrema, assustado e não conseguia mover a parte posterior do corpo.
Exames comprovam que ele nasceu saudável, mas recebeu uma pancada forte na região da coluna interrompeu a comunicação nervosa com os membros. Sim, ele foi vítima de violência e crueldade.
E a voluntária Brenda Macedo ofereceu um lar solidário ao cachorrinho, que foi aprendendo a ter contato com o amor.
O destino mudou
No início a Brenda ficaria com o Barth até ele se recuperar, mas o vínculo criado entre ele e a cuidadora foi tão forte, que o destino dele mudou.
E este mês, ele começou a explorar o quintal da casa de forma independente e a brincar com a Susi, outra cachorrinha da Brenda.
“Eu falei, esse cachorro vai voltar a andar, e ele voltou a andar muito rápido, eu lembro que eu estava dormindo e eu levantei, assim, de madrugada, acho que eram as três e meia da manhã, por exemplo, para ir no banheiro, e aí do nada ele levantou e foi atrás de mim, cambaleando, caindo para um lado e para o outro, como se fosse uma criança dando os primeiros passinhos, depois ele caiu e eu fiquei em choque, eu achei que eu estava sonhando”, contou Brenda.
Estímulos diários
Desde as primeiras consultas, a equipe veterinária manteve o otimismo e disse que havia chance de retorno dos movimentos, caso o tratamento fosse seguido à risca.
Barth passou por sessões de estímulo e cuidados diários para devolver a força muscular perdida.
Hoje, ele corre atrás da amiguinha, mostrando que a dor e o medo ficaram no passado.
Mensagem de ano novo
Para agradecer, Brenda fez um post nas redes sociais incentivando a adoção de bichinhos abandonados:
“Desejo que em 2026 as pessoas tenham o coração tocado e deem espaço e visibilidade para os cães abandonados, sobretudo os que tem necessidades especiais. O Barth veio para mim apenas como lar solidário, mas ganhou um espaço no meu coração de forma inexplicável. Ele ainda exige cuidados, mas tudo que faço é com um alívio enorme. Só de ver o quanto ele mudou e o quanto ele é forte, me faz amar esse trenzinho cada dia mais”, escreveu.
Fonte: Só Notícia Boa