Enquanto o anoitecer caía sobre um campo tranquilo, Cooper, o golden retriever, partiu em disparada em direção a uma cruz de madeira fincada no solo.
Ela marca o local de descanso de Bear, um pastor-alemão que foi o melhor amigo de Cooper antes de morrer.
“Ele era o líder, o protetor da matilha e cuidava do meu filho pequeno”, disse a tutora e tiktoker @ashleystacy82. “Ele era o melhor.”
O vídeo do momento foi compartilhado no TikTok, onde teve mais de 2,3 milhões de visualizações. Seu ritual fiel de visitar o amigo derreteu corações na internet, com a legenda: “Cooper fazendo sua visita noturna ao seu melhor amigo há muito perdido. Descanse em paz, Bear.”
@ashleystacy82 Cooper missing his best friend #dogsoftiktok #goldenretriever #germanshepherd #bestfriend ♬ Work Song – Other Voices Series 19 – Hozier
Ficou claro que ele “sente falta do seu melhor amigo”, e espectadores emocionados deixaram reações nos comentários.
“Agora tenho que explicar pro meu marido que o aplicativo é o motivo de eu estar chorando… de novo”, escreveu uma usuária. Outro acrescentou: “Você devia segurar minha mão antes de me jogar contra um muro de emoções.”
Enquanto um declarou simplesmente: “Isso esmagou minha alma”, outro brincou: “Vou te mandar a conta do hospital, porque você acabou de partir meu coração.”
Os cães sentem luto?
O comportamento de Cooper dificilmente é apenas um hábito. Um estudo de 2022 da Universidade de Milão traz insights sobre isso. Pesquisadores entrevistaram 426 tutores de cães que haviam perdido um de seus dois animais domésticos.
Impressionantes 86% dos tutores observaram mudanças comportamentais negativas no cão sobrevivente.
Dos animais enlutados:
-
67% buscaram menos atenção,
-
57% brincaram menos,
-
46% ficaram menos ativos,
-
35% dormiram mais e demonstraram medo inesperado.
Outros casos de animais de luto na internet
Esta não é a primeira vez que animais em luto comovem a web. Um vídeo mostrou um cachorro reagindo ao cheiro do pelo de seu irmão canino meses após a morte dele, deixando espectadores em prantos.
Outro cão, de coração partido, olhava para o “santuário” do amigo falecido, fitando as fotos do companheiro perdido.
Um vídeo emocionante ainda relatou como um gato, chamado Carlo, lamentou a morte do cachorro da família. Mas, dias depois, Carlo também se foi.
Traduzido de Newsweek.