Um cachorro que vive em situação de rua em Istambul, na Turquia, tornou-se um dos passageiros mais conhecidos do transporte público da cidade. Frequentador assíduo do metrô, ele também já foi visto usando ônibus e balsas do município.
Querido por todos, Boji está saudável, embora permaneça morando nas ruas. Isso porque recebe os cuidados dos turcos, que se apaixonaram por ele. Até mesmo a Prefeitura de Istambul se interessou pelos comportamentos do cão e implantou um chip nele para realizar um monitoramento.
Através do registro do GPS presente no chip, descobriu-se que ele percorre até 30 quilômetros fazendo uso do transporte público e passa por cerca de 29 estações de metrô por dia. Até mesmo em uma ilha na costa da cidade o cão já desembarcou.
E embora ele use os vagões mais modernos do metrô, seus preferidos são os antigos. Não à toa, ele recebeu o nome de Boji, que faz referência à seção intermediária de um trem na qual ele prefere ficar durante as viagens.
As aventuras do cachorro começaram há cerca de dois meses. E não é só o apreço pelos passeios e a inteligência do cão que chamam atenção, mas também seu respeito pelas regras do metrô, já que ele sempre espera a saída dos passageiros para entrar nos vagões.
De acordo com um funcionário da empresa de transporte público de Istambul, Boji dá sinais de que sabe qual é o destino para onde está indo durante as viagens.
Nas redes sociais, diversos perfis criados em sua homenagem já somam mais de 50 mil seguidores, o que mostra que seus admiradores estão não só nos locais por onde ele passa, mas também na internet.