O pequeno Rico tinha um destino triste até sua história se cruzar com a de Rachel Rodgers. A britânica não somente impediu que ele fosse sacrificado, como lhe deu, finalmente, um lar. A vida do cachorro, então, tomou um novo rumo: ele se tornou um herói, ajudando a localizar animais perdidos e devolvê-los às suas famílias.
O cachorro rastreador
Rodgers conheceu Rico por meio de uma publicação no Facebook que contava sua história e alertava que ele passaria por uma eutanásia em dois dias. Comovida com a foto do cãozinho, a mulher pagou cerca de US$ 200 ao canil de Portugal para resgatá-lo.
Inicialmente, ela queria apenas ajudá-lo a encontrar um lar. Entretanto, quando a instituição não conseguiu localizar alguém interessado em adotá-lo, Rachel decidiu ficar com ele. Dias depois, Rico chegou à Inglaterra. O cachorro rapidamente se acostumou com a tutora, mas demonstrava receio perto de homens e crianças.
Por isso, a fim de enfrentar o desafio, a britânica, que dirige uma escola de treinamento de cães, começou a levá-lo para as aulas de rastreamento. Foi então que ela descobriu que o cãozinho tinha um verdadeiro talento para a prática. Em entrevista à agência de notícias ‘SWNS’, Rodgers afirmou ter se sentido orgulhosa quando Rico conseguiu localizar um animal perdido pela primeira vez.
“Havia uma família no estacionamento chorando porque seu cachorro estava desaparecido. Meu amigo sugeriu que Rico tentasse ajudá-los, então deixamos que ele cheirasse o porta-malas do carro para captar o cheiro do cão perdido. Procuramos por cerca de três horas, e ele continuava indo para o mesmo local, com uma cerca de aproximadamente 2,13 metros de altura. O animal foi encontrado horas depois exatamente no ponto que Rico havia indicado”, contou.
De acordo com a tutora, o cachorro já auxiliou em mais de 20 resgates. Por esses feitos, inclusive, ele venceu o ‘Make a Difference Awards’ (Prêmio Faça a Diferença, em tradução livre) da BBC Radio Shropshire. Hoje, ele está prestes a se aposentar, mas continua usando suas habilidades para ajudá-la a ensinar a técnica de rastreamento para outros cães, que também poderão se tornar heróis.
Fonte: Bons Fluidos