EnglishEspañolPortuguês

GRANDE ATLETA

Cachorro recordista de "parkour" morre aos 14 anos; conheça sua história

27 de julho de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Facebook / Canine Crusades

O cãozinho Neo, famoso pelo recorde mundial do mais rápido zigue-zague de 10 aros/pneus já realizado por um cachorro, faleceu aos 14 anos no domingo (23). A informação foi confirmada pelo Guinness World Records.

Neo foi comprado por Steve Bailey quando tinha apenas oito semanas de idade. Como o tutor já havia treinado centenas de cães em sua creche canina e centro de terapia comportamental em Somerset, no Reino Unido, ele logo notou a aptidão do animal para entender comandos.

Com apenas seis meses de idade, Neo já havia aprendido movimentos básicos, como saltos, passar por aros, andar em gangorras e correr por túneis para cachorros. Ao completar um ano, o border collie estava em um nível avançado de agilidade, e, por isso, seu tutor decidiu lhe ensinar alguns movimentos de parkour. Assim, Neo dominou a ousada arte da “corrida na parede”, que envolve pular em uma superfície vertical e correr com as quatro patas pressionadas contra ela.

Com esses esforços, Steve – que descreve o cão como “incrivelmente inteligente, de mente forte e confiante” – conseguiu fazer Neo bater o recorde do mais rápido zigue-zague de 10 aros/pneus já realizado por um cão. O border collie conseguiu completar o movimento em impressionantes 8,58 segundos em 2017.

Além de ter conquistado esse marco, Neo também atuava como cão farejador e cão pastor. E, é claro, era um animal doméstico muito querido da sua família, sendo conhecido por ser gentil com adultos e crianças.

Foto: Facebook / Canine Crusades

A ligação entre o cachorro e seu tutor se tornou mais forte após o falecimento do pai de Steve. “Naquela época, era como se ele [Neo] vivesse para me manter feliz”, compartilhou Steve em nota.

Ele acrescentou: “De todas as centenas de cães que reabilitei, treinei e mantive na minha creche, nunca houve um que eu pudesse comparar ao Neo; ele é verdadeiramente único. Ele é o cão mais inteligente e atlético que já conheci”.

O legado de Neo é seguido por outra companheira canina de Steve, Teetu, uma mistura de kelpie australiano e border collie. O treinador espera que a cadela de dois anos bata seus próprios recordes no parkour no futuro.

Fonte: Galileu

    Você viu?

    Ir para o topo