Um filhote de cachorro que estava preso em uma tubulação de água foi salvo após cinco horas de resgate em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Uma retroescavadeira foi necessária para acessar o animal, que saiu sem ferimentos.
O cão estava dentro de um cano da rede pública pluvial, no bairro Santa Regin, que tinha cerca de 200mm de diâmetro e 1,5 de profundidade. O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 18h10 de quinta-feira (5).
Os socorristas destacaram os desafios da ocorrência em relatório. Inicialmente, a equipe tentou resgatá-lo com uma vara para capturar animais, mas o cachorro se afastava a cada tentativa, com medo.
Depois, os bombeiros solicitaram junto ao município uma máquina retroescavadeira, que iniciou a escavação ao lado do duto. Na tentativa de criar um acesso ao animal, no entanto, um cano ligado à rede pluvial foi danificando, inundando o local e interrompendo o resgate até que o fornecimento de água fosse interrompido.
O cachorro foi retirado após uma última tentativa dos bombeiros. Isso porque, de acordo com o relatório da ocorrência, o operador da máquina havia sinalizado que recolheria a retroescavadeira para retomar na manhã seguinte.
Fonte: Araguaia Brusque