EnglishEspañolPortuguês

DESTINO

Cachorro perdido há mais de um ano é encontrado pelo tutor no desfile da Independência em Caxias do Sul (RS)

Bradock, um macho de porte médio, foi deixado com um amigo do tutor quando sumiu; o vigilante Mickael Gabana nunca deixou de procurar e encontrou o cão por acaso desfilando com o canil municipal na Sinimbu, no domingo

12 de setembro de 2025
Pedro Zanrosso
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Neimar De Cesero / Agencia RBS

O que era para ser um desfile de cães aptos para adoção se tornou um reencontro entre tutor e animal doméstico que não se viam há quase um ano e meio, em Caxias do Sul. No último domingo (07/09), durante o Desfile da Independência, o vigilante Mickael Gabana, 23 anos, reconheceu o cachorro que adotou filhote, ainda em 2022, e que não teve mais notícias a partir de 2024.

Bradock, um cachorro SRD macho de porte médio, era um dos 50 cães do canil municipal que cruzaram a Sinimbu em uma ação realizada para incentivar a adoção dos animais que estão em busca de uma família. Gabana voltava da jornada noturna que cumpre das 19h às 7h e mal sabe dizer o que o levou a acompanhar o desfile no domingo:

“Meus irmãos serviram quartel, quando criança ia assistir eles e acho que foi um saudosismo que me levou a ir ver o desse ano. Só passei em casa, tomei um banho e fui. Quando reconheci meu cachorro ali, com outros que esperam por adoção, foi um misto de ansiedade, euforia e alegria”, disse ele.

A separação, no início de 2024, se deu, segundo Gabana, por conta de uma viagem. O cão ficou, naquele dia, com um conhecido do cunhado, um senhor de idade que prometeu levá-lo para uma chácara em Lajeado, onde o cão teria mais espaço e poderia conviver com outros animais.

Veio a enchente e, com ela, estradas bloqueadas. Gabana ficou preso na região metropolitana de Porto Alegre e perdeu o contato com o dono do lar temporário onde tinha deixado Bradock. Ele chegou a percorrer abrigos lotados de cães perdidos, mas nunca encontrou o amigo.

De volta a Caxias, pediu ajuda para ONGs e divulgou fotos nas redes sociais. Com a esperança pelo reencontro prestes a acabar, a ação da secretaria municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por meio do Departamento de Proteção Animal (DPA), no último final de semana, voltou a unir os dois.

Foto: Neimar De Cesero / Agencia RBS

Bradock é da primeira turma de um serviço inaugurado esse ano em Caxias e desenvolvido pela Escola Canina Junior Maciel. Todos os meses, a estrutura no bairro Panazzolo recebe 10 cães do canil municipal para um trabalho de adestramento e ressocialização que os prepara para uma possível adoção.

“Ele chegou aqui assustado, não aceitava o toque e tinha receio das pessoas porque não confiava mais no ser humano. Nosso trabalho foi fazer ele voltar a confiar e mostrar que essa confiança traz benefícios para ele, como passeios e alimentação adequada”, conta o adestrador.

Junior estava no desfile no domingo e recebeu o tutor de Bradock na segunda-feira na escola. “O cão reconheceu na hora, virou de barriga para cima em um comportamento que nunca tinha feito conosco. Foi muito especial, já tinha visto reencontros, mas não como esse. O cão tem memória, se ele realmente gosta do tutor vai lembrar de forma positiva”, explicou ele.

Regaste ocorreu em abril do ano passado

Bradock não tem raça definida e foi resgatado pela Semmas no loteamento Jardim das Hortênsias em 3 de abril de 2024, antes que a chuva assolasse o Estado.

A suspeita da médica veterinária Jeaníris Alves, que ajudou no resgate, é que ele tenha fugido do lar temporário. Foi encontrado com um ferimento no pescoço por um morador que até tentou adotá-lo, mas o cãozinho estava muito assustado na época.

Depois do resgate, Bradock foi rebatizado no canil municipal e por 522 dias o cão que nasceu com nome de personagem de Hollywood, interpretado por Chuck Norris atendeu por Cleitinho.

De volta à casa, no bairro Pio X, e com o nome original, Bradock agora brinca feliz com outros três cães que vivem no pátio da família Gabana, a Fátima, Luli e o Júnior.

Fonte: GZH

    Você viu?

    Ir para o topo