EnglishEspañolPortuguês

RESGATE

Cachorro perde a família e a pata em armadilhas de caça, mas sobrevive graças a um milagre

23 de abril de 2025
Alyce Collins
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: @anim.alterra / Instagram

Um cachorro cuja família foi morta e que perdeu a pata em uma armadilha de caça finalmente teve uma segunda chance em um abrigo de resgate — antes de um milagre acontecer.

O cão em situação de rua, chamado Grey, e sua família viviam nos campos perto do abrigo Animal Terra, na Moldávia, Europa Oriental. Os cães eram alimentados e cuidados regularmente pela equipe do abrigo, incluindo Stanislav Foșnea.

Stanislav acredita que, infelizmente, a família de Grey foi morta pelas armadilhas porque pensavam que estavam roubando milho das plantações. Foșnea disse à Newsweek que Grey foi “o único sobrevivente”, mas certamente não saiu ileso. Quando o avistaram, ele mancava e havia sangue em uma de suas patas.

Por mais que os trabalhadores do abrigo já tivessem tentado se aproximar de Grey anteriormente, ele tinha muito medo de pessoas e não deixava ninguém chegar perto. Com o tempo, após aguardarem o momento certo, conseguiram capturá-lo depois que ele sofreu o ferimento.

“Infelizmente, ele estava aterrorizado desde o início e, em três anos, ninguém da nossa equipe conseguiu sequer acariciá-lo”, disse Foșnea. “Mas no ano passado, Grey foi pego em uma armadilha de caça e, de alguma forma, conseguiu arrancar a pata, ferindo-a gravemente.

“A pata dele foi literalmente despedaçada quando ele a puxou da armadilha, com os ossos expostos. A única solução foi a amputação”, continuou.

Quando Grey foi examinado por um veterinário, descobriram que, além da necessidade de amputação, ele também sofria de sepse grave. Após uma rápida intervenção, o veterinário conseguiu salvar a vida de Grey, e ele passou um tempo se recuperando no hospital.

Infelizmente, devido ao medo extremo que Grey sente das pessoas, ninguém queria adotá-lo enquanto ele esperava no abrigo. Foșnea contou que os socorristas levaram dois meses até conseguirem se aproximar de Grey e acariciá-lo, o que mostra como será difícil para ele “confiar nas pessoas novamente”.

A princípio, Grey ficava sozinho, recolhido em um canto do cercado que dividia com outros resgatados — até que algo inesperado aconteceu.

Mais de um ano após a morte de sua família e do ferimento que quase lhe custou a vida, os socorristas ficaram atônitos ao ver a irmã de Grey aparecer de repente no abrigo e pular para dentro do cercado para se reunir com o irmão.

Foto: @anim.alterra / Instagram

“É uma história tão linda e comovente. Pensávamos que a irmã dele também tinha morrido, então um dia ela apareceu no abrigo, escondida debaixo de materiais de construção. Ainda não entendemos como ela sobreviveu e como encontrou o abrigo, mas acho que ela sentiu o cheiro do irmão de alguma forma, o que é um milagre”, disse Foșnea à Newsweek.

Os irmãos agora são inseparáveis e tem sido maravilhoso ver como a presença de sua melhor amiga tem ajudado Grey.

Agora, Foșnea disse que Grey “nunca mais estará sozinho”, e eles estão buscando um lar amoroso para os dois. Será um desafio encontrar alguém que adote Grey e sua irmã juntos, mas o abrigo adoraria mantê-los unidos.

Essa história notável foi compartilhada em um Reel no Instagram em 23 de março (@anim.alterra) e se tornou viral, com 2,3 milhões de visualizações e 139 mil curtidas até o momento da publicação. A repercussão online já gerou interesse em adoção para Grey — mais do que ele havia recebido em mais de um ano.


Com mais de 9.500 comentários no Instagram, os usuários das redes sociais elogiaram o abrigo por salvar os dois cães e por sua paciência com Grey enquanto ele aprende a confiar novamente.

Um comentário dizia: “Que história terrível e linda ao mesmo tempo. Linda porque vocês salvaram esse doce menino, e a irmã dele o encontrou.”

Outro usuário escreveu: “Estou tão feliz que eles se reencontraram.”

E outro comentou: “Lágrimas de alegria pelo reencontro deles.”

Traduzido de Newsweek.

    Você viu?

    Ir para o topo