Uma mulher foi gravada por câmeras de monitoramento, abandonando um cachorro cego, de 14 anos, em rua do bairro e La Paternal, em Buenos Aires, Argentina. O fato aconteceu no último dia 17 de julho.
Segundo o jornal La Nación, os vídeos mostram a mulher andando na calçada com o cão, de raça cocker spaniel de cor marrom. Inesperadamente, e abruptamente, ela deixa o cachorro no jardim de uma casa, a maneira como ela larga o cão no jardim passa a impressão de que ela não tem afetividade com animal. Além do cão, ela deixou uma carta na caixa de correio da casa, onde detalhou as características dele.
“Meu nome é Adriano. Tenho 14 anos. Nasci em 6 de outubro de 2008. Estou cego há três anos. Não estou castrado. Eu sou muito bom. Eu não mordo crianças, adultos ou outros animais. Eu não gosto de comida caseira. Não sei comer ossos”, escreveu no aviso.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Um grupo que atua na proteção animal, chamado Patitas en Casa, está cuidando do caso e ajudando nos cuidados com Adriano.
“Eles o abandonaram, como se sua vida fosse inútil, como se ele fosse um animal de pelúcia, como se ele não sentisse… Eu me pergunto, como você sai de casa, com o cartão escrito, coloca coleira, guia, leva para um passeio como qualquer outro dia, sabendo que vai abandoná-lo? Como pode haver pessoas tão más?”, Disse um porta-voz da ONG, juntamente com o vídeo em questão.
A dona da casa onde o cão foi abandonado, embora não pudesse adotá-lo, ficou com o cãozinho até que a ONG viesse recolhê-lo. E agora Adriano já está em um lar temporário enquanto a fazem a entrevistas com as dezenas de candidatos que se manifestaram para adotá-lo após ver a postagem do Patitas en Casa no Instagram.
No post a ONG ainda escreveu:
“O pobre cão não entende nada. Qual será a sensação de ser abandonado por sua família ao longo da vida? Acho que ninguém iria querer saber. Temos muita raiva e impotência, passamos o domingo angustiados com a situação, porque realmente não podemos acreditar nessas coisas.
Tentamos transformar toda essa raiva em ação, e faremos o possível para encontrar a melhor família para Adriano.” Completou.
Abandonar animais é crime no Brasil
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial. Denuncie!