Um cachorro ficou preso na grade do portão de uma casa em Oliveira, na tarde de quinta-feira (22), e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Confira no fim da reportagem como agir nestes casos. Quando os militares chegaram à residência, o cachorrinho estava preso no portão a uma altura de 1,5m. A equipe precisou cortar a grade para retirar o animal.
O cão foi avaliado pela equipe e deixado aos cuidados da proprietária após nenhum ferimento ser encontrado.
O que fazer nestes casos?
Os bombeiros orientam que é sempre importante os tutores ficarem atentos quando se tem animais domésticos, principalmente se são muito hiperativos.
“Nessa situação, por exemplo, a grade estava em local elevado, mas possivelmente havia alguma estrutura que ele conseguiu subir para atravessar o obstáculo. Esse exemplo serve também para outros tipos de saída como janelas”, explicou a corporação.
– O tutor deve sempre fazer uma análise do ambiente que se encontra o animal. Sempre deixando objetos ou produtos que fazem mal a saúde do animal longe do alcance e verificar se não há artifícios que eles consigam alcançar;
– Afaste sempre sofás, cadeiras ou outras estruturas que deem acesso ao animal;
– Principalmente em apartamentos, utilize telas de proteção;
– Ao sair de casa, verifique se não há nenhum risco iminente ao animal;
– Deixe brinquedos adequados com os animais, a fim deixar o animal entretido e longe de situações perigosas.
Se o seu animal ficar na mesma situação do cãozinho de Oliveira e você não conseguir resolver o problema, acalme o animal, tente deixa-lo o mais confortável possível e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: G1