Um cachorro que estava submerso em um lamaçal na cidade do Crato, Cariri cearense, foi resgatado em estado de hipotermia, debilitado e com uma lesão ocular.
O caso ocorreu na manhã deste sábado (19/04). O resgate foi feito por uma composição do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Às 11h06, os policiais ambientais foram acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender à ocorrência de resgate do animal. Ao chegarem ao local, na rua Maria Assunção Esmeraldo de Melo, a equipe utilizou equipamentos para salvar a vida do cão.
O cãozinho foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPPA Lessa), onde recebeu atendimento e os cuidados necessários.
O cachorro permanece internado para tratamento veterinário e, em breve, será acolhido temporariamente pelo Instituto em Defesa dos Animais Carentes (IDAC), até estar apto para adoção responsável.
Mariângela Bandeira, do Instituto em Defesa dos Animais Carentes, disse que o cachorrinho recebeu o nome de “Tenente”, já que foi resgatado por equipe da polícia.
“Pelo quadro de hipotermia avançado, ele deve ter ficado por várias horas submerso. Tivemos que aquecer com o tapete térmico e secador. O olho direito tinha lesão e já estava parcialmente cego. Mas, ele voltará a enxergar já que o problema está sendo tratado”, explicou ao g1.
Fonte: G1