Os tutores de cães e gatos estão assustados com o número de animais supostamente envenenados na cidade de Nova Palmeira.
Apesar de não haver dados estatísticos, é grande o aumento desses casos.
As maiores vítimas são os animais abandonados ou aqueles que, mesmo tendo tutor, saem de casa com frequência.
Na noite deste domingo (01/06), um cachorro foi encontrado morto, provavelmente por envenenamento. O animal estava caído ao lado da calçada, na principal rua da cidade.
Os cidadãos nova-palmeirenses ficaram indignados com a hipótese do cão ter sido morto envenenado.
No caso do cachorro ter ingerido mesmo veneno, se pode chegar a um diagnóstico.
A intoxicação dos animais domésticos não é uma coisa rara de se encontrar. Pode ocorrer de maneira acidental ou criminosa.
A primeira acontece quando o animal ingere plantas tóxicas, medicamentos ou venenos para roedores.
O animal, de maneira instintiva evita os produtos tóxicos, porém em alguns momentos, o animal por curiosidade ou desatenção, pode entrar em contato com estas substâncias.
No caso de intenção criminosa o agente tóxico normalmente está disfarçado (dentro de uma bolinha de carne, salsicha, leite, etc.) e age de maneira rápida, normalmente levando o animal à morte.
Segundo o artigo 32 da Lei Federal 9.605, de crimes ambientais, maus-tratos contra animais é considerado crime contra o meio ambiente e a pena pode chegar a um ano e quatro meses, quando ocorre a morte do animal.
Caso alguém tenha informação sobre casos como esses, ligue para (83) 8671-7741 (número do destacamento policial da cidade de Nova Palmeira, pertencente ao 9º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba).
Fonte: Blog Nova Palmeira