EnglishEspañolPortuguês

MALDADE

Cachorro em situação de rua é pintado com tinta no Paraná, e polícia investiga crime de maus-tratos

Cãozinho foi resgatado, levado para hospital veterinário e disponibilizado para adoção. Polícia busca informações sobre autor do crime.

19 de julho de 2025
Manuella Mariani e Millena Sartori
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Paraná Contra Maus-tratos

Um cachorro foi resgatado após ser visto circulando pelas ruas com os pelos pintados de verde, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

A situação, que configura crime de maus-tratos, mobilizou autoridades e está sendo investigada pela Polícia Civil (PC-PR).

Ao g1, o delegado Derick de Moura Jorge, responsável pelo caso, informou que o animal não possui tutor. Ele também disse que a equipe de investigação está procurando um homem em situação de rua que foi visto junto com o animal para obter informações sobre a situação.

O cachorro foi resgatado na segunda-feira (14/07), após moradores vê-lo e acionarem o projeto Paraná Contra Maus-Tratos.

O cãozinho foi encaminhado pela equipe ao Hospital Veterinário HPet, em Curitiba, onde está recebendo cuidados veterinários.

De acordo com os participantes do projeto, mesmo após vários banhos, a tinta ainda não foi totalmente removida. Eles alertam que o uso de tintas não apropriadas em animais pode provocar intoxicações, alergias e estresse severo.

O crime de maus-tratos contra animais está previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Ele é categorizado como praticar ato de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa. A pena pode ser aumentada caso o animal morra em decorrência dos maus-tratos.

Adoção

Nesta sexta-feira (18/07) os participantes do projeto Paraná Contra Maus-Tratos informaram que o cachorrinho continua sob os cuidados do grupo até encontrar um novo lar.

Ele foi disponibilizado para adoção, e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 99123-0606.

Denúncias

Denúncias sobre este ou outros casos podem ser repassados de forma anônima às equipes de investigação pelos telefones 197, da Polícia Civil, ou, 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo naquele momento e/ou houver alguém em situação de perigo, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo