As mudanças climáticas vêm causando impactos cada vez mais visíveis ao redor do mundo, e o sudeste da Espanha foi atingido ontem (29/10) por eventos extremos. A tempestade resultou na morte de pelo menos 64 pessoas e de animais domésticos. Infelizmente, ainda não se sabe o número de animais mortos ou desaparecidos.
Uma moradora da cidade de Valência, a região mais atingida, foi resgatada de helicóptero com seu cãozinho. Imagens gravadas mostram a mulher sendo içada pelo helicóptero de resgate, segurando firmemente seu cão entre os braços. A cena gerou comoção nas redes sociais, com muitos elogiando a determinação da mulher em não abandonar o cachorro no momento crítico. “Uma grande pessoa nunca abandona um animal, mesmo em meio ao desespero,” comentou um usuário.
A situação levanta questões importantes sobre as vítimas animais em desastres naturais. É absolutamente necessário incluí-los nas operações de resgate e nas políticas de emergência, garantindo que suas vidas sejam protegidas em situações de crise.
Espécies que habitam rios e riachos também estão em grande risco. A poluição causada pelas enchentes, dos esgotos e resíduos químicos pode causar uma mortandade em massa de peixes e de outras espécies aquáticas.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram