Era mais um longo dia de trabalho quando alguns operários de Suwalki, na Polônia, ouviram um barulho semelhante a um choro nos arredores de uma construção. A cerca de 200 metros, em uma área fechada e arborizada, eles encontraram a origem do som. Era um cachorro imerso em uma poça no chão, que gania de dor pedindo ajuda.
Diante da cena chocante os trabalhadores tentaram remover o animal dali, mas não tiveram sucesso. Foi então que contataram a socorrista Joanna Godlewska, da Fundação Animal Niczyje. A ativista correu para o local e chegou na área em 30 minutos. Ela não sabia o que a aguardava. “Quando finalmente cheguei e vi um cachorro deitado no piche, lágrimas vieram aos meus olhos”, conta Joanna ao The Dodo.
Segundo relato de testemunhas, o cãozinho foi abandonado durante a parte mais rigorosa do inverno e na procura por uma fonte de calor, no meio da noite gelada, acabou se envolvendo e ficando preso no piche que foi descartado ali.
Os exames realizados no animal apontam que o cachorro ficou quase cinco dias submerso no piche, sem conseguir acessar alimentos ou mesmo água, levando o animalzinho à uma condição de desnutrição e anemia grave, com risco de morte.
Ciente da urgência do resgate, Joanna acionou uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudá-la no salvamento. “Ele entendeu que estávamos salvando sua vida”, lembra a ativista emocionada.
Em um demorado processo, a equipe de voluntários conseguiu remover o piche do pelo do animal que enfim pôde respirar aliviado depois de tanto tempo preso. O cãozinho foi levado para uma clínica veterinária onde recebeu tratamento, banho e medicação para auxiliar na plena recuperação da sua saúde.
Milagrosamente, apesar da exposição prolongada ao produto tóxico, o cachorro não ficou com nenhuma sequela. Os médicos que atenderam o cão detectaram uma infecção estomacal decorrente da ingestão de piche, mas ele vem melhorando. Batizado de Farcik, o animal tem realizado sessões de fisioterapia para recuperar sua saúde por completo e agora vai desfrutar de uma vida tranquila e protegida pelos seus guardiões.