Um cachorro e um filhote de leão foram abandonados em uma casa vazia no município de Sayavedra, no México. O tutor dos animais estaria visitando-os diariamente apenas para alimentá-los. O caso foi denunciado por vizinhos que se preocupam com a negligência cometida pelo homem.
Preocupados com o bem-estar dos animais e com a possibilidade do filhote de leão conseguir fugir, moradores acionaram as autoridades do Ministério Público Federal de Proteção ao Meio Ambiente e do Ministério Público de Proteção Ambiental do Estado do México.
A Sayavedra County Settlers Association, que se dedica ao resgate de animais na região, também foi acionada repetidas vezes pelos moradores que relatam que o leão está abandonado na casa há cerca de um mês. “Só vem um homem para alimentá-los”, relatou um dos moradores, que preferiu não ser identificado, ao conceder entrevista ao portal local El Comércio.
Ativista e diretor da associação Animal Heroes, Antonio Franyuti criticou a manutenção de animais selvagens em cativeiro, privados da liberdade e da vida na natureza para atender os anseios humanos.
“Algumas das razões pelas quais esses leões estão em pátios, telhados, porões e garagens de casas particulares, é que é legal para as pessoas manter uma onça, puma, tigre ou filhote de leão em cativeiro”, lamentou o ativista ao portal Today in 24. “Eles são muito bonitos, mas os leões não são animais domésticos e temos que garantir o seu bem-estar”, completou.