Nos Estados Unidos, um cão completamente emaranhado pelo próprio pelo chegou ao Clinton Animal Hospital e chocou Betty Burns e seus colegas voluntários na organização Heart of LCAC, que levanta fundos para o serviço de proteção animal do condado de Lauren. O animal foi encontrado pela organização e estava vagando em um quintal em Clinton, na Carolina do Norte.
Em entrevista ao The Dodo, a voluntária Betty Burns contou que se não tivessem ouvido o animal ofegante seria difícil saber de que lado estava sua cabeça. Segundo Burns, era impossível ver seus olhos, nariz e boca. Ela ainda não sabe como o cão conseguiu andar mesmo estando naquela situação.
Junto com Betty, uma equipe formada por tosadores e profissionais médicos sedou o animal e começou a libertá-lo de todo aquele emaranhado de pelo. Foram necessárias quatro horas para retirar sete quilos de cabelo que foram suficientes para encher dois sacos de lixo. Os ativistas estimam que o animal tenha ficado preso em um caixote por pelo menos um ano para ter chegado ao estado em que estava.
Era impossível dizer que tipo de cachorro ele era por conta da quantidade de pelo, mas assim que a equipe deu um fim ao sofrimento do cão, descobriu-se um adorável cachorrinho, o qual deram o nome de “Pat the Mat”, que traduzido para o português seria “Afagar o Tapete”. O cão é uma mistura de cocker spaniel, de corpo comprido e pernas curtas.
Depois de ficar livre do emaranhado, Pat começou a correr e brincar, demonstrando estar feliz por finalmente parecer com um cachorro de novo. Betty Burns diz que ele é adorável e que com toda certeza é o favorito de todos na clínica. O cão agora está sendo cuidado pela organização Too Broke Girls Rescue, desfrutando de uma vida confortável no novo lar adotivo.