EnglishEspañolPortuguês

QUERIDO E RESPEITADO

Cachorro é eleito “prefeito” em bairro de Austin, nos EUA

Com mais de 12 mil votos, eleição bem-humorada une vizinhança

23 de janeiro de 2026
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Maddy Braat

O bairro 37th Street, em Austin, no Texas (EUA), começou o ano com o pé direito, ou melhor, com quatro patas. Um cachorro da raça Chug, mistura de pug com chihuahua, foi o escolhido para ser o mais novo “prefeito” da região. A eleição não passa de uma divertida brincadeira para unir a vizinhança.

Foi a quarta eleição anual de animais domésticos do bairro. Apenas gatos haviam ganhado até então, sendo que o último chegou a ser reeleito. Apesar da graça, a disputa foi acirrada e mobilizou mais de 12 mil votos. O cão Mo Bamba, elegante com sua gravata-borboleta, venceu por uma margem estreita de apenas 130 votos sobre o segundo colocado, Zapp, encerrando o mandato felino.

Sua plataforma política, de três semanas, teve como foco hidrantes em cada casa e em cessão de contratos governamentais a qualquer pessoa que jogasse com ele. Fotos da imprensa local mostram que a transição de poder foi pacífica, algo que está cada vez mais difícil entre os humanos.

“Só na América um cachorrinho nascido na fronteira com parvovirose (uma infecção viral grave) conseguiria chegar a ser prefeito da Rua 37”, disse Spencer Schumacher, tutor de Mo Bamba, em seu discurso de posse. O cachorro foi adotado ainda filhote em um abrigo de Round Rock, cidade vizinha.

Votação: um exercício democrático

Erin Schumacher, também tutora do cãozinho, aproveitou a ocasião para fazer um apelo sério aos vizinhos: “Por favor, vá votar. Exerça seu direito democrático e vote no candidato que você acredita ser o melhor”, afirmou.

As eleições primárias vão ocorrer em 3 de março no Texas e é preciso se registrar para votar. Eleger um cachorro a prefeito não deveria ser mais empolgante do que escolher o governante de um país, mas como os EUA não têm voto obrigatório é preciso convencer os eleitores a sairem de casa para votar.

Cachorro prefeito já é tradição

Apesar de inusitada, eleger animais domésticos, especialmente cachorros, como prefeitos de bairros e cidades é uma brincadeira comum em diversos locais dos EUA. Em Rabbit Hash, no Kentucky, por exemplo, desde 1998, os moradores transformaram a eleição em uma maneira de arrecadar recursos para preservar o patrimônio histórico da cidade. A última eleição arrecadou US$ 26 mil dólares e elegeu Boone, da raça Bluetick Coonhound, o sexto prefeito canino da história local. Independentemente de verbas, eventos do tipo têm em comum a tradição de unir a vizinhança, que compartilham histórias, criatividade e muitas risadas.

Fonte: CicloVivo

    Você viu?

    Ir para o topo