Um funcionário do Tribunal de Justiça de Goiás foi flagrado por câmeras de segurança atirando contra um cachorro caramelo no meio da rua, depois de já ter tentado agredi-lo com um cabo de madeira. O caso ocorreu na sexta-feira (22/08) no município de Santa Helena de Goiás.
As imagens de segurança, que circulam pelas redes sociais causando indignação, mostram a sequência brutal do crime. O servidor estava armado e primeiro tenta agredir o cachorro com o cabo de madeira. Frustrado em sua investida inicial, ele pega uma arma de fogo e dispara contra o cão.
Ver essa foto no Instagram
O delegado responsável pelo caso, Humberto Soares, afirma que apesar da brutalidade da cena o cachorro passa bem e está se recuperando.
Soares foi enfático ao afirmar que a violência foi completamente desnecessária e que está apurando o caso seriamente. “Não tinha necessidade de atirar. Dava para ele ter entrado no carro e ido embora”, disse o delegado.
O servidor alegou em depoimento telefônico que o cachorro teria tentado atacá-lo e que teria disparado para se defender.
Ver essa foto no Instagram
Além do crime de maus-tratos contra animais, que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão, o funcionário público também poderá responder por posse de arma de fogo de uso restrito, cuja pena varia de 3 a 6 anos. Soares destacou ainda que não há registro de autorização de porte de arma em nome do agressor.
A Polícia Civil tentou prendê-lo em flagrante, mas ele não estava em casa. O delegado também investiga uma possível ameaça feita a uma testemunha que presenciou o ataque.
Em nota, o Tribunal de Justiça de Goiás informou que abriu procedimento administrativo e suspendeu o servidor por 90 dias, até a conclusão das investigações.