EnglishEspañolPortuguês

FALTA DE HUMANIDADE

Cachorro é abandonado por motorista e corre desesperado atrás do carro em Guaratiba, no Rio

25 de janeiro de 2023
4 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | Instagram

Um vídeo gravado por um casal em uma moto flagrou o momento em que um cãozinho corre desesperado atrás do tutor que o abandonou em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, na noite dessa terça-feira (24).

O motorista do carro branco abre a porta e larga o animal no meio da rua. O casal fez o registro na tentativa de identificá-lo pela placa do veículo.

O cachorrinho corre o mais rápido que consegue e chega a alcançar o veículo, mas, mesmo assim, o condutor não para.

A denúncia chegou até o gabinete do presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio, que acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

O vereador Luiz Ramos Filho (PMN) relata que recebe uma média de 300 denúncias de abandonos e maus-tratos contra animais por mês.

“Olha, é uma imagem muito triste ver esse cãozinho desesperado correndo atrás do carro. A gente recebe isso direto no gabinete e encaminha aos órgãos competentes para que possa ser punido. É preciso lembrar a essas pessoas que abandonar animais é crime”, disse o vereador.

Ele relembra que os casos aumentam drasticamente no período de férias escolares.

“É preciso conscientizar a população para que a gente diminua esse índice altíssimo de abandono. Agora nas férias isso aumentou muito. É muita maldade abandonar o animal ao relento, a própria sorte”, completa ele.

Segundo a Polícia Civil, as testemunhas não registraram o caso na delegacia, mas, ao tomar conhecimento da situação e das imagens, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu um inquérito para investigar o caso e identificar o autor.

A corporação pede que a população denuncie esse tipo de crime para ajudar nas investigações.

Suipa lotada

A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), no Jacarezinho, na Zona Norte, contabiliza até 60 abandonos na porta do local no mês de janeiro — uma média de 2 animais por dia.

Lotados, eles gastam cerca de R$ 600 mil por mês para conseguir cuidar de todos os animais.

Pessoas que abandonam animais podem ser presas em flagrante.

“Com relação a lei federal, há a previsão de 2 a 5 anos de prisão. Uma lei aqui do RJ prevê até 5 mil de multa. A pessoa em flagrante delito pode ser presa, basta denunciar e chamar as autoridades. As denúncias podem ser feitas pelo 1746, que a prefeitura do Rio de Janeiro, na medida do possível, recolheria os animais. Ou em qualquer delegacia para punibilidade do infrator porque o abandono está previsto como crime”, explica Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo