Câmeras de monitoramento flagraram o momento em que uma mulher abandona um cachorro na rua em Barra Velha, no Norte de Santa Catarina. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e a Polícia Civil investigam o crime e a autora já foi identificada.
Até segunda-feira (14), o cão não havia sido localizado.
Segundo a Fundema, o abandono ocorreu na sexta-feira (11). As imagens mostram o momento em que a mulher chega de moto, sozinha. Ela para o veículo no meio da rua.
Em seguida, desliga a moto, levanta o banco e tira o cachorro do bagageiro. Depois, ela coloca o animal no chão, ao lado da rua.
Logo em seguida, ela já abaixa o banco e liga a moto. O cachorro se aproxima do veículo, mas a mulher sai do local. O animal é visto correndo atrás da moto.
Investigação
A Fundema informou que o abandono do cão ocorreu no bairro São Cristóvão. O objetivo do órgão é encontrar o cachorro para conseguir dar a ele um lar temporário seguro.
No caso da Fundema, será aberto um procedimento administrativo para aplicação de multa contra a mulher que abandonou o cachorro.
Na segunda, houve reunião entre o órgão e a Polícia Civil, para combinar ações conjuntas. Do lado criminal, a polícia vai abrir um inquérito para apurar o crime de maus-tratos.
Além desse caso, Barra Velha registrou outro semelhante, também na sexta. Dessa vez, uma mulher foi flagrada por câmeras de monitoramento deixando na rua uma caixa de papelão com 10 filhotes de gato, com cerca de 15 dias de vida.
Ela dirigiu de carro até o local e deixou a caixa em um terreno. Os miados dos animais chamaram a atenção de vizinhos, que resgataram os filhotes e prestaram os primeiros cuidados.
Na manhã seguinte, a equipe da Fundema esteve no local e constatou que seis filhotes já haviam sido adotados por moradores. Os quatro restantes foram resgatados pela fundação e encaminhados para uma feira de adoção realizada no sábado (12) à tarde, onde também encontraram novos lares.
Neste caso do abandono dos gatos, as mesmas providências são tomadas pela Fundema e Polícia Civil. A mulher que cometeu o crime também já foi identificada.
Fonte: G1