Mais um animal foi vítima de maus-tratos na manhã desse domingo (15), em Campo Grande. Após ser abandonado dentro de uma sacola por um homem em frente a uma pet shop, no bairro Portal Caiobá, o cachorro foi recolhido por funcionários, mas acabou falecendo. A câmera de segurança registrou o momento do crime, quando o condutor do veículo tira o cachorro do porta-malas e o deixa na entrada da loja.
O caso ocorreu hoje, por volta das 7h da manhã, antes da loja abrir para os clientes. A vendedora da pet shop, Ana Paula Fernandes, comenta que é a primeira vez que uma situação dessa acontece. “Já aconteceu de deixarem filhotes e nos entregar para adoção, mas grande parte sempre perguntam se aceitamos”, fala.
A câmera da loja flagrou o momento que o condutor do veículo, um homem de cabelos brancos usando óculos, estaciona em frente à pet shop. Na sequência, ele abre o porta-malas e tira a sacola onde está o cachorro. Depois de cometer o crime de maus-tratos, ele volta para o carro e vai embora.
Um segundo vídeo mostra como estava o cachorro quando foi encontrado. “Esse cachorrinho está em estágio terminal de cinomose, cheio de carrapato, está totalmente desidratado. Olha que maldade, o animal não responde. Aperta o coração, dá vontade de chorar”, diz a mulher na gravação.
O proprietário da pet shop chegou a levar o cachorro para o CCZ, porém, no caminho, o animal morreu. Apesar de casos assim não serem comuns na rotina da pet shop, a situação não deixa de gerar revolta em quem viu como o cachorro foi abandonado.
“Nós que trabalhamos no ramo da pet shop, para cuidar dos animais, jamais aceitamos esse tipo de situação. Postamos nos nossos status e deu muita repercussão porque estamos falando de uma vida. Se trouxesse e falasse que não tinha condições, nós ajudamos. Fazer isso é muita maldade”, pontua Ana Paula.
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A legislação aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. No Estado, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) é responsável por casos que envolvam maus-tratos.
Em Campo Grande, as denúncias podem ser feitas diretamente na delegacia, na Rua Sete de Setembro, 2421, no Bairro Jardim dos Estados. A Decat conta com o “cantinho da denúncia” que garante 100% de anonimato.
Fonte: Campo Grande News