A tarde deste domingo no Parque Nacional da Tijuca foi marcada por uma surpresa: a aparição de um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), animal selvagem nativo da unidade de conservação e que dificilmente é visto durante o dia. O flagrante ocorreu na área verde do Parque Lage, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca.
Plínio Júnior, funcionário do parque e responsável pelo belo registro, explica que, por volta das 15h, ao perceber a presença do animal, preparou a câmera do celular, se manteve distante e aguardou, silenciosamente, a passagem da espécie.
“O que me surpreendeu foi a aparição dele nesse horário, de dia. Eles têm hábitos predominantemente noturnos. Até por causa dessa visita em horário “incomum”, nós tomamos o cuidado de garantir que ele não se aproximasse da saída do Parque Lage, que fica muito próxima da rua Jardim Botânico”, salientou Plínio.
Acredita-se que uma das razões para a aparição desse cachorro-do-mato tenha relação com a disponibilidade de comida e resíduos humanos na área verde de visitação do Parque Lage – que, neste caso, fica bem próxima de vias com alta movimentação de veículos. Viviane Lasmar, chefe do Parque Nacional da Tijuca, alerta para este problema.
A preocupação com a via pública deve-se ao fato de que os atropelamentos de fauna nativa são uma grande ameaça para as espécies do Parque Nacional da Tijuca, que é cercada e pressionada pela cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: O Globo