Um cachorro-do-mato foi atropelado e morto na manhã desta segunda-feira (18) na Avenida Clark, em Valinhos (SP), uma área rural, mas que tem intenso movimento de veículos. Ele chegou a ser resgatado com vida pela Guarda Ambiental e foi levado para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).
De acordo com a associação, o animal teve uma hemorragia interna, mas uma necropsia será feita para avaliar a causa da morte. “Ele estava com as patas traseiras ruins, mas não tinha sinais de ferimentos externos. Levamos ele para a Associação Mata Ciliar que firmou um convênio conosco”, conta o guarda ambiental Rudson Marcel Tonini, que participou o resgate.
De acordo com a bióloga Gisela Person, os casos de atropelamento de cachorro-do-mato, que é um animal silvestre, têm sido cada vez mais comuns devido à urbanização.
Espécie
O cachorro-do-mato é o canídeo brasileiro mais conhecido. Ele possui uma coloração variável. As cores são geralmente cinza e marrom, usualmente com tons de amarelo. De acordo com especialistas, as orelhas são curtas e têm tons avermelhados. Já a cauda é longa com pelos compridos.
Fonte: G1