Desaparecido desde 2014, Sgt. Pepper passou sete anos longe de casa, mas finalmente pôde voltar para os braços de sua tutora. O cachorro foi encontrado recentemente a mais de 1.600 km de distância de sua casa, no Michigan, nos Estados Unidos.
Sem raça definida, o cão mestiço de yorkshire tinha seis anos de idade quando desapareceu. Na época, ele morava na Flórida com sua tutora. Na época em que o cachorro desapareceu, uma publicação de animais encontrados informava que ele havia voltado para casa – já que possuía um microchip de identificação. No entanto, segundo informações do Eaton County Animal Control, outra família havia levado Sgt. Pepper.
Indignada, a tutora do cachorro, que preferiu não ser identificada, registrou um boletim de ocorrência e notificou a empresa responsável pelo microchip. Nada disso, porém, foi suficiente para trazê-lo de volta ao lar.
O retorno aos braços de sua real tutora só aconteceu este ano após o cachorro ir parar em um abrigo. Não se sabe ao certo como Sgt. Pepper chegou à sede da entidade, já que as únicas informações disponíveis são de que ele teria passado os últimos cinco anos com uma família que não sabia que seus tutores estavam a sua procura.
Na última semana, Sgt. Pepper foi encontrado na rua e levado para o abrigo, onde seu microchip foi escaneado e a identidade de sua verdadeira tutora foi descoberta. Por meio dos dados do chip, os funcionários da instituição conseguiram localizar a família do cão, garantindo que ele voltasse para casa.
Assim que foi contatada para buscar o cachorro, a tutora viajou para o estado norte-americano do Michigan. Ao chegar na instituição, ela imediatamente abraçou Sgt. Pepper, de quem sentia tanta falta.
O caso emocionante foi utilizado pela equipe do Eaton County Animal Control como forma de exemplificar a importância de identificar animais domésticos por meio de microchips e manter as informações do dispositivo sempre atualizadas.