Um cachorro chamado Palomo caiu em um abismo de cerca de 40 metros e após um resgate angustiante, foi salvo sem nenhum machucado. O caso aconteceu na última quinta-feira (06/10) em Astúrias, na Espanha. Apesar do cão pastor conhecer perfeitamente a montanha asturiana, ele acabou se distraindo e caiu na fenda.
A operação de resgate não sabia a profundidade que o cão estava, pois o abismo era muito estreito. Os socorristas tiveram que descer a fenda até encontrar Palomo, que estava 40 metros de profundidade. O resgate foi extremamente complexo e mobilizou os bombeiros locais.
Os socorristas tiveram que agilizar as manobras de resgate, uma vez que não conheciam o estado em que se encontrava o cachorro.
“A entrada era muito pequena”, disse Rafa Viña, socorrista do Sepa Asturias. O cachorro estava “encaixado em uma fenda estreita”, diz outro socorrista.
A equipe teve que usar equipamentos especializados. A coisa mais perigosa sobre o resgate era que o fim do abismo era desconhecido . Por sua vez, os socorristas dizem que, durante o resgate, não puderam nem ao menos virar a cabeça, porque o capacete não permitia, o que dificultou muito todo o trabalho. O cão latia muito durante a operação.
Eles não sabiam o estado que Palomo estaria e se deixaria que eles o tocassem. Mas ele foi extremamente dócil e permitiu o resgate.
Francisco Sánchez, tutor do cão, garantiu ao jornal local Antena 3, que percebeu que o cão estava ali porque “ele latiu e e eu percebi que tinha caído”.
O cão foi retirado sem nenhum ferimento e o caso foi considerado um milagre pelos moradores locais. Veja vídeo: