O cachorrinho Teco caiu de um penhasco de aproximadamente 20 metros de altura na tarde de sábado (19/04), em Ponta Grossa, na região dos campos gerais no Paraná. Apesar do susto, ele foi socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros, que registraram o momento do resgate.
A queda aconteceu depois que Teco se separou do tutor durante um passeio nas proximidades do Morro da Santa. Conforme a corporação, o local é conhecido pelas trilhas e como um ponto de peregrinação.
A tenente Mariana Coimbra Assunção contou que o tutor de Teco recebeu ajuda de algumas pessoas que também estavam pela trilha e acionaram a corporação. Depois, todo o atendimento do Corpo de Bombeiros foi acompanhado pelo tutor via radiocomunicador cedido por uma das pessoas.
Ver essa foto no Instagram
Por conhecer a região, a tenente conta que resolveu adotar a estratégia de ir pelo rio Pitangui para começar as buscas por baixo do penhasco. A equipe caminhou pela mata e executou a técnica chamada Escuta, que também é usada na busca por humanos e consiste em chamar e aguardar em silêncio por uma resposta.
“No começo ele não estava respondendo, devia estar bem assustado, mas em determinado momento ele deu um pequeno latido e um chorinho e acendeu a nossa esperança de encontrá-lo bem”, contou a tenente.
Ela explicou que o local não era uma área de mata densa, mas era bem íngreme. Por isso, depois do sinal de que Teco estaria bem, a equipe se dividiu para poder acessar uma região maior e auxiliar nas buscas.
O soldado David Rodrigues dos Santos foi quem encontrou Teco. Ele contou que desde o momento em que entrou na mata, tinha esperanças de localizar o cachorrinho vivo.
“Tinha uma parte superior, que na minha cabeça fazia sentido que ele tivesse caído ali. Eu subi e depois de uns três minutos do ponto que a gente se separou, ele tava ali, com o rabinho balançando, mas meio assustado. Quando entrei na mata, eu já estava esperançoso, e com o latido e chorinho que ele fez no inicio, a minha esperança ficou maios ainda e eu falei ‘eu só saio daqui quando a gente achar ele'”, relembrou o soldado.
Após ser resgatado, ele foi levado pelos bombeiros de bote até o encontro com o tutor e o irmãozinho Tico, que também estava com ele durante o passeio.
Apesar da queda ter sido de grande altura, Teco não teve ferimentos graves, somente um arranhão em uma das pernas. A tenente acredita a queda de Teco deve ter sido amortecida por vegetações e diz que, caso ele tivesse caído direto no solo, talvez ele não teria sido encontrado vivo.
“A gente entende que todas as vidas importam. A gente não sabe qual é a importância daquele animal na vida de cada um, mas sabemos o quão companheiros eles são e alegram a nossa vida”, finalizou a tenente.
Fonte: G1