Um cachorro caiu de um penhasco à beira-mar em São Francisco, na Califórnia (EUA), e passou mais de 20 minutos agarrado a uma estreita saliência até ser resgatado pelos bombeiros, disseram as autoridades.
Na terça-feira, um cachorro marrom e branco brincava com outro cão em Fort Funston, um parque costeiro com penhascos íngremes que podem despencar até 61 metros até a praia. O cachorro, que não conhecia a área, escorregou na vegetação, perdeu o equilíbrio e caiu do penhasco, disse o capitão de resgate Samuel Menchaca, do Corpo de Bombeiros de São Francisco.
Os bombeiros enviaram uma equipe para resgatar o cão, que havia encontrado refúgio temporário em uma saliência a cerca de 12 metros abaixo do topo do penhasco. Um operador de drones da polícia de São Francisco, que por acaso estava na área, ouviu o chamado de emergência e capturou uma imagem aérea da localização do cão, que ele transmitiu aos bombeiros.
Assim que souberam onde encontrar o animal, um dos socorristas desceu de rapel a encosta arenosa, prendeu um arnês no cão de 18 quilos e o segurou enquanto eram içados juntos.
“Ele estava feliz. Sabia que tinha sido resgatado. Estava abanando o rabo. Estava dando beijos em todo mundo”, disse Menchaca.
Os socorristas reuniram o cachorro com seu tutor.
Menchaca pediu às pessoas que permanecessem nos caminhos demarcados, mantivessem seus cães na coleira e suas crianças pequenas por perto.
“Você pode pensar que é apenas um pequeno aterro ou uma colina, mas é um declive significativo”, disse ele.
Infelizmente, os bombeiros têm que resgatar pessoas com frequência nesta área, disse Menchaca. Eles treinam para isso e estarão sempre presentes, mas não querem que as pessoas se machuquem, afirmou.
“Uma das melhores maneiras de não se machucar nesses penhascos e em nossas belas áreas litorâneas de São Francisco é permanecer nas trilhas demarcadas”, disse ele.
Traduzido de ABC News.