Dois cães abandonados foram reunidos após ficarem separados por quase uma semana e agora estão juntos novamente, à procura de um lar definitivo.
Barney e Nutmeg foram abandonados em Michigan, nos Estados Unidos. Enquanto a cadelinha Nutmeg foi rapidamente acolhida por um voluntário de resgate local, Barney, o cão macho, foi mais difícil de resgatar.
Durante cinco dias, os socorristas usaram desde grupos de busca até armadilhas ao vivo para garantir a segurança de Barney, que percorreu quilômetros em direção ao abrigo na tentativa de encontrar sua amiga. Enquanto isso, Nutmeg estava em um canil do abrigo The KG Foundation.
Tomada pelo medo e pela solidão, ela mal levantava a cabeça e quase não se movia. “Ela ficava deitada no canto do canil, sem se mexer, ou mal levantando a cabeça”, contou Jordan Covington, da KG Foundation, à Newsweek. “Seu corpo inteiro tremia ao ser tocada, e ela fazia xixi ou cocô quando precisávamos manuseá-la — foi de partir o coração.”
Cinco dias após o resgate de Nutmeg, Barney foi resgatado, marcando um ponto de virada não apenas para ele, mas também para Nutmeg. O reencontro deles no abrigo foi um momento emocionante.
Inicialmente cautelosa, Nutmeg logo percebeu quem era Barney. “Quando ela o viu pela primeira vez, estava assustada e fez cocô por todo lado ao ser carregada para um novo espaço. Ela rosnou no início, mas assim que percebeu que era ‘ele’, transformou-se em outro cão”, disse Covington. “Ela começou a andar ao redor dele, lambê-lo, abanar o rabo e até pegou um saco de petiscos da mesa. Foi a primeira vez que a vimos agir como uma ‘cachorra de verdade.’”
@kg_foundationReunited and it feels so good ❤️
Apesar do reencontro alegre, ambos os cães enfrentam desafios significativos. Barney tem dirofilariose, uma doença dolorosa que exige um tratamento perigoso. Nutmeg, embora tenha mostrado progresso, ainda tem muito medo de pessoas e ambientes novos. “Após a castração dela, tivemos que fazer um raio-X porque a incisão parecia estranha, e ele mostrou que ela tem balas de chumbinho pelo corpo, de quando foi alvejada,” explicou Covington.
Agora, os dois estão focados em se adaptar à vida dentro de casa. “Eles são definitivamente ligados e uivam quando não conseguem se ver,” afirmou Covington. “Eles têm grandes personalidades, o que os torna ainda mais adoráveis.”
“Sendo transparente sobre o estado do mundo e a crise do bem-estar animal, sabemos que encontrar um lar para eles não será fácil. Mas valerá a pena. O amor que eles têm para dar é tão incondicional e puro,” acrescentou.
A KG Foundation, que se concentra em alcance comunitário e resgate de animais abandonados, fez parceria com a A Rejoyceful Animal Rescue para cuidar de Barney e Nutmeg. “Embora sejamos nós que os resgatamos e pagamos por todas as necessidades médicas, a KG Foundation é uma organização de alcance comunitário,” disse Covington. “Nosso foco principal é manter os cães em suas casas e ajudar nossos parceiros de resgate/abrigo com animais abandonados que resgatamos das ruas.”
Por enquanto, Barney e Nutmeg estão se adaptando à vida em ambientes fechados. A equipe do abrigo os leva para “noites do pijama” em casa para ajudá-los na adaptação e está confiante de que eles estarão em um lar amoroso em breve. “Eles não têm conceito de como viver em uma casa. Nutmeg tem medo de a TV estar ligada e de todos os barulhos que a casa faz, mas vamos chegar lá. Em pouco tempo, eles serão cães domésticos mimados,” concluiu Covington.