EnglishEspañolPortuguês

PALMAS (TO)

Cachorrinho tetraplégico é resgatado de estrada e vira xodó de família: 'É um anjo'

23 de janeiro de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um cachorrinho tetraplégico mudou completamente a vida de uma moradora de Palmas. O animal, diagnosticado com uma doença grave, foi encontrado e resgatado em uma estrada em 2019 e ainda faz tratamento e acompanhamento com veterinário. O pequeno Bento é um entre tantos animais com problemas de saúde que são abandonados.

O animal perdeu os movimentos do corpo depois de ser diagnosticado com cinomose, doença viral com alto índice de mortalidade. A tutora do pequeno Bento diz que o cão recebe todos os cuidados necessários e faz parte da família.

O Bento é tudo. O Bento é um anjo. Então assim, nessa casa entrou um anjo. A gente não parou para raciocinar: ‘vamos adotar o Bento’. Isso veio naturalmente. Quando a gente traz, entra para a nossa casa , luz. Um anjo”, disse a professora Valdirene Cássia da Silva.

O cachorrinho utiliza uma cadeira de rodas adaptada e continua fazendo tratamento em uma clínica de reabilitação para ter melhor qualidade de vida.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre gatos e cachorros.

Enquanto há quem maltrate e abandone os pets, existem pessoas que fazem questão de diminuir os números de animais nas ruas, inclusive resgatando os que foram mutilados, vítimas de maus-tratos ou que tiveram problemas de saúde.

Paula Guerreiro tem três gatinhos. Um deles só tem um dos olhos. A economista conta que não pensou duas vezes quando decidiu levar o animal para casa mesmo já sabendo da deficiência.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

“Eu cheguei lá e ele ficou me seguindo. Eu vi que ele tinha um probleminha no olho, e eu já tenho os outros dois… Foi amor a primeira vista. A partir disso foi que eu quis adotar ele. Foi uma relação de amor mesmo”, contou a economista.

Paula conta que os outros dois gatos foram resgatados com problemas de saúde. “Eles estavam com problema de nascença, uma infecção, bactéria, e tiveram que tirar os dois olhos. Eles são irmãos”, explicou.

A cachorrinha Cristal perdeu os movimentos da perna após adoecer e faz vários tratamentos. “Ela traz bastante alegria, então a gente quer cuidar. A gente trata para aumentar o tempo de vida, né?”, contou a engenheira ambiental Ana Maria Cortes.

Abandonar animais é crime. Além de dar carinho e alimentação, os tutores devem observar a saúde do animas de estimação e cuidar dos animais se eles adoecerem. Muitas vezes os tratamentos podem dar mais uma chance de vida aos animais.

A veterinária Márcia Anésia Coelho disse que percebe o sentimento dos tutores pelos cães e gatos. “Os que trazem os animais sentem um amor por eles, que eles se dedicam. As pessoas que realmente procuram a clínica para fazer reabilitação têm um sentimento muito forte pelo animal”.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo