Um cachorrinho foi resgatado após ficar preso em riacho durante as fortes chuvas que atingiram a cidade de San Pedro Garza García, em Nuevo León, México.
O caso foi reportado na quarta-feira (20/08), e gerou atenção imediata devido às condições de risco em que o animal se encontrava.
De acordo com o relato oficial, o nível da água subiu rapidamente e o cachorrinho ficou sobre a base de concreto de uma coluna, bem no meio da correnteza. Os socorristas analisaram a situação e alertaram que, se o volume de água subisse mais, o animal poderia ser arrastado.
Diante do risco, foi implementada uma operação com o uso de cordas. Um dos homens desceu cerca de seis metros até chegar ao local onde estava o cachorro.
O socorrista conseguiu carregá-lo nos ombros e, com o apoio do resto da equipe, transportaram-no à superfície.
#VIDEO | ¡Héroes sin capa! Rescatan a perrito atrapado en medio del arroyo El Obispo en San Pedro tras fuertes lluvias
video: Protección Civil San Pedro pic.twitter.com/WIad2aAqw2
— Milenio Monterrey (@MilenioMty) August 20, 2025
Cachorrinho resgatado já recebe atendimento médico
Após o resgate, o cachorrinho foi levado ao Instituto de Bem-Estar Animal de San Pedro, onde permanece sob observação.
Em uma primeira avaliação, os veterinários detectaram erliquiose, uma doença transmitida por carrapatos. O tratamento já foi iniciado, vacinas foram aplicadas e ele recebe alimentação adequada.
O instituto informou que o cachorrinho, um macho SRD de aproximadamente cinco anos, permanece em recuperação. Deve levar em um período de duas a três semanas para melhora da doença se ele não apresentar complicações adicionais.
O caso do cachorrinho tornou-se viral nas redes sociais devido à complexidade do resgate e à coordenação dos corpos de emergência.
As autoridades confirmaram que várias pessoas já solicitaram adotá-lo. No entanto, a entrega será realizada apenas sob a condição de que o novo proprietário ofereça continuidade ao tratamento médico.
Se não houver contratempos, em um máximo de 10 dias o cachorrinho poderá ser entregue para adoção. Até agora, existem várias solicitações para oferecer-lhe um novo lar.
A Proteção Civil de San Pedro, em Nuevo León, destacou que esta operação foi possível graças ao trabalho em equipe e à preparação prévia dos socorristas.
O cachorrinho, que horas antes esteve em perigo de ser arrastado pela correnteza, agora está sob custódia e com a possibilidade de fazer parte de uma família.
Traduzido de Quinta Fuerza.