O holandês Roni Zijlstra adotou um cachorrinho em viagem ao Brasil e o levou para a Holanda. Em visita à noiva manauara Ana Fagundes, o holandês se apaixonou por Batista, cãozinho resgatado das ruas de Manaus.
O cachorrinho tem esse nome devido ao local em que foi encontrado: no cemitério São João Batista, que fica próximo ao centro da capital amazonense.
Segundo Ana, o empresário holandês viu Batista disponível para adoção na Associação Portal dos Anjos Manaus (Apam). “A gente então pediu para a veterinária tirar o cãozinho de lá para que a gente pudesse ter um primeiro contato com ele. No início, quando a gente chegava perto dele, ele tremia de medo. Deve ser por que ele já era traumatizado com o que passou na rua, mas depois ele foi se acostumando”, explicou ela.
A Apam atua há uma década na cidade de Manaus e foi a responsável por providenciar a documentação e os exames necessários para que a adoção fosse bem-sucedida.
“Ficamos muito felizes com a adoção de Batista e chamamos isso de verdadeiro amor. E para nossa maior alegria ainda nessa mesma semana o irmão dele foi adotado por uma grande amiga que sempre ajudou no abrigo”, contou Janaína Bandeira, voluntária da Apam.
Com o auxílio dos amigos, Batista fez o translado do Brasil até a Holanda: foi para São Paulo, França, e, neste fim de semana (25/12), chegou na Holanda.
“Ele vive uma rotina muito feliz. Só o fato dele salvar e tirar esse cachorro da rua é uma satisfação enorme”, comenta Ana.