Um fato triste chocou São Joaquim, na Serra Catarinense, um filhote de cachorro foi jogado em uma lixeira no boulevard no centro da cidade, a Associação Catarinense de Proteção aos Animais (Acapra) resgatou o animal, e conseguiu um lar temporário.
De acordo com integrantes da Acapra, cerca de seis filhotes entre gatos e cachorros são abandonados em São Joaquim por dia, principalmente em estradas do interior do município, os voluntários fazem o resgate e conseguem lares temporários e depois os animais são disponibilizados para adoção.
Na semana passada, três cadelas foram abandonadas com nove filhotes cada uma, ou seja a população está se proliferando de forma desordenada. A Acapra também realiza castrações de animais mediante cadastro que precisam aguardar na fila que é gigante.
A Acapra tem 26 pessoas voluntárias que atuam na causa animal, salvando os animais abandonados e os que sofrem maus-tratos, isso é crime e de acordo com o artigo 32 da Lei n.º 14.064 de 2020, praticar ato de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
A Acapra também precisa de ajuda, quem tiver interesse em ajudar pode doar qualquer quantia em dinheiro que será destinada à castrações e compra de ração para alimentar os animais que estão em lar temporário. Também podem acionar os integrantes qiem quiser doar ração, contatos Grazyela Raizer, 49 99113-8091 e Anandria Guimarães 49 99163-3083.
Conta Acapra
Instituição Financeira Sicredi 133
Agência 5004
Conta 3.759-1
CNPJ: 02.961.486/0001-50
PIX: [email protected]
Fonte: São Joaquim Online