Uma cadela foi abandonada dentro de um saco, próximo a uma lixeira, no bairro Sítio São João, em Bertioga. O caso tem repercutido nas redes sociais e, de acordo com relatos de moradores, a cachorrinha ainda estava viva quando a notaram dentro do saco plástico. Isso aconteceu na tarde de quinta-feira (25).
Vídeo mostra a indignação da população. No registro feito na hora, uma das pessoas presentes decide abrir o saco plástico para verificar a situação em que o animal se encontra. A comunidade, então, faz comentários como “O cachorro está vivo”, “Não se faz isso, né?”, “Tadinha, é uma menina”.
Em publicações nas redes sociais, pessoas disseram que, ao verem a situação, chamaram a equipe de zoonoses da cidade. Porém, segundo relatos, os profissionais não chegaram a tempo de salvar a cadela, que acabou morrendo dentro do saco plástico.
Segundo a Secretaria de Saúde de Bertioga, “a solicitação foi enviada após o expediente da equipe, mas prontamente atendida pela manhã, na sexta-feira (26). Ao visualizar a solicitação, a equipe tentou o contato imediato com o requerente, que não atendeu”.
A secretaria ainda ressaltou, em nota, que “tem feito grande investimento para o bem-estar animal e que as obras do inédito hospital veterinário e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses estão em ritmo acelerado para, em breve, contar com um local mais confortável e completo para atendimentos. Os trabalhos estão sendo realizados em um espaço de aproximadamente 1.000 m², o que corresponde ao triplo da antiga estrutura”.
Também de acordo com a secretaria, o abandono de animais se configura como crime por maus-tratos, conforme a legislação federal. “Bertioga, em 1996, sancionou a Lei Municipal 105/96, também prevendo as situações de abandono”, conclui a nota.
Fonte: A Tribuna