Por Thaiza Castilho (em colaboração para a ANDA)
Shena é uma poodle de 8 anos com uma linda história de vida. Em 2011, ela sofreu um acidente ao cair de uma escada que a deixou com as duas patas traseiras paralisadas. Seu destino era ser sacrificada porque seus antigos tutores não podiam mais cuidar dela nessas condições. Graças a compaixão de algumas pessoas, ela foi resgatada e hoje é a mascote da Escola Municipal Vera Saback Sampaio, localizada no complexo do Alemão no Rio de Janeiro.
A cadelinha foi adotada por Ana Maria Figueiredo, uma das funcionárias da escola. Ela leva Shena quase todos os dias para visitar os alunos e explica a eles a importância de respeitar os animais e cuidar ainda mais daqueles com necessidades especiais. “Os alunos adoram quando ela vem para escola, muitos pais também se preocupam e trazem ração”, conta a funcionária que compra as fraldas e paga as consultas de Shena no veterinário.
Shena participa do convívio com os estudantes e todo o processo é acompanhado de perto pela coordenadora pedagógica da escola, Andréa Narciso Gonçalves, que incentiva a convivência. Para ela os alunos tem um motivo a mais para frequentar a escola.
“É lindo ver como eles gostam da nossa cadelinha. Shena visita as salas de aula no período da manhã e na hora do recreio alguns dos alunos vem visitá-la também”, diz a coordenadora. Andrea acrescenta ainda que a presença de Shena na escola também contribui nas aulas para estudantes com necessidades especiais. Hoje a escola acomoda seis alunos que frequentam as aulas de educação especial e que também passam parte do tempo curtindo a pequena e especial poodle.
A Escola Municipal Vera Saback Sampaio faz parte do Programa Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a qualidade da aprendizagem em 155 escolas do Ensino Fundamental localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Todas as Escolas do Amanhã se baseiam no conceito de educação integral, buscando trabalhar valores e formar crianças e adolescentes autônomos, competentes e solidários. Dentro deste conceito, as unidades também oferecem um ambiente estimulador e seguro para a aprendizagem, promovendo uma permanência interessada do aluno na escola.