EnglishEspañolPortuguês

SOBREVIVENTE

Cachorra perdida é encontrada após nadar por 160 quilômetros até uma ilha

Ela foi avistada por dois homens em um barco no porto local.

3 de junho de 2025
Alexandra Topping
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: BNPS

Uma cachorra aventureira que ficou desaparecida por 36 dias e percorreu cerca de 160 quilômetros antes de nadar até uma ilha, voltou de seu passeio prolongado após ser resgatada por uma balsa que passava.

Amber, uma mestiça de retriever de cinco anos, havia sido resgatada ainda filhote das ruas do Catar por uma ONG e levada ao Reino Unido, mas desapareceu após apenas uma noite com sua nova família temporária, perto de Bramshaw, na região de New Forest.

A cadela sumiu no dia 25 de abril e, pelos 36 dias seguintes, embarcou em uma jornada por Hampshire e Dorset — até mesmo nadando até uma ilha — antes de ser finalmente resgatada.

Foram registradas 63 aparições dela no parque nacional de New Forest, e foram montadas estações com comida e câmeras para tentar localizá-la.

Amber seguiu numa direção sudoeste pela floresta até chegar à costa, parando em Sandbanks, em Poole, de onde nadou cerca de 1,6 km pelo porto de Poole até alcançar a Ilha de Brownsea.

Uma moradora da ilha, pouco habitada, passou a deixar comida todas as noites depois de avistar a cadela. Após quatro dias, Amber tentou nadar de volta para o continente e foi vista pela tripulação de uma balsa, que inicialmente pensou se tratar de uma foca.

O tripulante Ethan Grant disse: “Foi quando percebi que era um cachorro e pensei ‘o que ele está fazendo lá no meio?’ Dava pra ver que ela estava com dificuldades, então pensamos que precisávamos tirá-la de lá, ou ela não conseguiria.”

Após cinco semanas de andanças, Amber foi examinada por um veterinário e considerada saudável. Ela havia perdido bastante peso e está recebendo alimentação reforçada antes de ser colocada para adoção.

Amber foi resgatada ainda filhote das ruas do Catar, onde passou a maior parte da vida em um abrigo. Foi trazida ao Reino Unido pela organização KS Angels Rescue, comandada pelo casal Sam Collins e Kelly Parker.

Parker explicou que Amber havia entrado em um “estado selvagem” até o resgate no sábado.

“Tivemos muitas pessoas bem-intencionadas tentando ajudar de verdade”, disse ela. “Mas, com um cachorro assustado nesse estado selvagem, qualquer tentativa de aproximação faria com que ela fugisse.”

Segundo Parker, toda vez que Amber era avistada, já havia caminhado mais cinco ou seis milhas (cerca de 8 a 9,6 km). “Foi frustrante, parecia que estávamos sempre um passo atrás. Foi uma experiência que eu preferia não repetir — mas com um final feliz.”

Ela acrescentou que espera que a Amber aventureira agora desenvolva um “espírito mais calmo e estável”.

Collins contou que Amber não teve tempo suficiente para criar vínculos, fugindo sempre que alguém tentava ajudá-la. “Ela estava completamente desorientada, continuava voltando ao ponto onde desapareceu e fazia círculos cada vez maiores.”

“Mas então ficamos uma semana sem nenhuma notícia, até que recebi uma ligação dizendo que ela estava em um barco. Sabemos que ela entrou na água em Sandbanks porque nos mandaram uma foto. São cerca de 1,6 km de nado — simplesmente incrível.”

“A tripulação viu que ela estava com dificuldades com a correnteza, e que não conseguiria voltar nadando. Então viraram o barco. Ela agarrou as patas na escada, e um dos rapazes pulou na água para ajudá-la a sair.”

A família que estava acolhendo Amber disse que suas andanças trouxeram semanas de muita ansiedade. Jess Wadsworth contou que não faz ideia de como Amber escapou, já que o terreno estava cercado com uma cerca de cervos de 2,4 metros de altura.

“Ainda não consigo acreditar”, disse ela. “Já perdemos um cachorro por dois ou três dias. Você pensa nesses termos. Nunca conheci um cachorro que percorresse tantos quilômetros e sobrevivesse.”

Wadsworth acrescentou que Amber estava em condições surpreendentemente boas, considerando o tempo fora. “Ela já está bem, considerando quanto tempo ficou desaparecida. Que garota!”

Parker e Collins elogiaram a ajuda recebida por toda Hampshire e Dorset durante a busca por Amber e disseram estar esperançosos de que ela encontrará um novo lar em breve.

“A mulher que Amber conheceu na Ilha de Brownsea já entrou em contato conosco sobre adoção, então estamos conversando com ela”, disse Parker.

Traduzido de The Guardian.

    Você viu?

    Ir para o topo