EnglishEspañolPortuguês

HEROÍNA

Cachorra é premiada e homenageada por salvar vida do tutor ao pressentir parada cardíaca

A sensibilidade dela para notar alterações sutis na respiração do homem antes mesmo do colapso consolidou seu papel central no resgate.

30 de novembro de 2025
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Adam Cooke, Hannah Cooke e a cachorra Polly. Foto: British Heart Foundation/John McVitty

Uma cachorra da raça Golden Retriever chamada Polly foi homenageada com o prestigioso prêmio “Herói da RCP” pela British Heart Foundation nesta terça-feira (25/11), após seu papel importante em salvar a vida de seu tutor.

Em uma noite comum em março de 2024, Polly percebeu uma mudança súbita na respiração de seu tutor Adam Cooke enquanto ele dormia. O comportamento incomum da cachorra, que começou a latir insistentemente, levou sua outra tutora, Hannah Cooke, a despertar e perceber que Adam estava em parada cardíaca.

Sem hesitar, Hannah chamou os serviços de emergência e iniciou manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) orientada por telefone por um paramédico. A ambulância chegou sete minutos depois e levou Adam imediatamente ao hospital.

Ele só recuperou a consciência seis dias depois, totalmente alheio ao que havia acontecido, mas vivo graças a uma sequência de ações rápidas iniciadas pela sensibilidade de Polly. “Se tivessem se passado mais alguns minutos, a história teria sido bem diferente”, afirmou Hannah.

Para a família, não há dúvidas de que a cachorra atuou como uma verdadeira guardiã. Hannah acredita que Polly percebeu a emergência antes mesmo de o colapso se completar. “Ela está muito em sintonia com Adam. Acho que sabia o que estava acontecendo antes de nós”, disse. Adam afirmou que “não estaria aqui se não fosse por Hannah e Polly” e chamou as duas de heroínas.

O feito da cachorra e da tutora foi reconhecido na cerimônia dos Heart Hero Awards 2025, promovidos pela British Heart Foundation em Londres, na Inglaterra. Ambas receberam o prêmio “Heróis da RCP”, concedido a indivíduos que atuam de forma decisiva para salvar vítimas de parada cardíaca. O próprio Adam foi quem indicou a dupla para a homenagem.

A celebração ocorreu mais de um ano após o reencontro emocionado entre Polly e Adam no hospital, um momento que, segundo ele, mostrou a força do vínculo entre humanos e animais não humanos. “Ela ficou emocionada, soluçando. Parecia pensar: ‘Você voltou. Eu não achei que voltaria para casa’”, contou o tutor.

“Ela é a melhor cachorra do mundo”, declarou Hannah, resumindo o sentimento de gratidão. “Nenhuma de nós fez nada de especial, mas fizemos juntas.”

    Você viu?

    Ir para o topo