Quatro homens que mataram uma onça-parda e, logo depois, posaram para fotos exibindo o animal morto foram denunciados. O crime foi registrado na zona rural do município de Tarrafas, no interior do Ceará. O grupo foi intimado e devem presta depoimento à polícia nos próximos dias.
O caso começou a ser investigado pela Polícia Civil na última quarta-feira (3/10). Os homens que aparecem nas fotos foram identificados e foram denunciados por maus-tratos.
A denúncia foi feita pela a advogada e especialista na área de Direito Animal e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/CE, Cinthia Belino. Na ação, Belino pede que os assassinos da onça paguem multa por danos morais coletivos no valor de R$ 30 mil, além de prisão.
Segundo o portal G1, quatro agricultores de Tarrafas divulgaram nas redes sociais as imagens com a onça-parda morta. Um deles chega a segurar o animal pelo pescoço. Em outra imagem, um deles pisa com a bota no cadáver.
Ainda de acordo com a advogada, os quatro agricultores vão responder por crime contra o meio ambiente, contra animal silvestre e podem pegar de seis meses a um ano de prisão, além de multa por danos morais coletivos.
Perseguição, sofrimento e morte
Também circula nas redes sociais vídeos que mostram os caçadores no mato perseguindo a onça quando ela ainda estava viva, mas já ferida.
Enquanto o animal sofre com os ferimentos, os caçadores atiram pedras e dão risadas. Um cachorro também aparece mordendo a onça, já agonizando.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que, ao tomar conhecimento da ocorrência, policiais da Delegacia Municipal de Assaré, município vizinho, estiveram no local onde a onça foi morta e fizeram os primeiros levantamentos. Os trabalhos policiais estão em andamento.
Segundo o biólogo e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Hugo Fernandes, a onça morta é da espécie Puma concolor e está ameaçada de extinção.