
O vice-presidente da Associação Nacional de Rifles dos EUA (NRA, na sigla em inglês), Wayne LaPierre, foi filmado ao lado de sua esposa durante uma viagem de caça Delta do Okavango, em Botsuana. Acompanhados de um guia, o casal mira em elefantes e debocha dos animais.
LaPierre tentou matar um elefante disparando quatro vezes contra o animal. O caçador o atingiu, mas não conseguiu matá-lo e deixou o elefante em agonia e sofrimento profundos. A respiração forte do animal pode ser ouvida.
O guia que acompanhava o casal deu várias indicações a LaPierre, mas ele ignorou e começou a disparar de forma impulsiva. Cheio de confiança, ele não consegue atingir o animal mortalmente. Após ver que LaPierre estava perdendo a paciência enquanto o animal agonizava, o guia pegou um rifle e matou o elefante com um tiro da cabeça.

A esposa de LaPierre, Susan, também mata um elefante e sorri enquanto corta a calda do animal e a balança no ar. As imagens foram gravadas para uma série produzida pela NRA para a incentivar a adesão de novas pessoas à associação, mas LaPierre proibiu a veiculação das imagens por vergonha de não ter conseguido matar o animal sozinho e gerar uma crise de relações públicas.
Os vídeos supostamente foram feitos em 2013 e vazados essa semana. Atualmente, o vice-presidente enfrenta acusações de desvio de dinheiro para viagens e gastos pessoais, que incluíam serviços de maquiagem para Susan. Os elefantes mortos foram esquartejados e suas partes enviadas para os EUA como troféus.
Botsuana e a caça
O país anunciou no dia 08 de abril que retomará sua temporada de caça de troféus após proibir a prática por mais de um ano com a chegada da pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Até agora, foram emitidas licenças para matar cerca de 300 elefantes. O país é o lar da maior população de elefantes do mundo, estimada atualmente em 130.000 indivíduos.
Em 2014, o país surpreendeu positivamente ao anunciar que a caça seria proibida e que a população de elefantes seria protegida, mas reverteu a decisão cinco anos depois. A temporada de caça de 2021 durará até o final de dezembro. Existe um grande lobby pró-caça em Botsuana que se alimenta da morte de animais inocente em troca do lucro financeiro.
Autoridades do país afirmam que não aceitaram críticas externas, pois a decisão foi tomada baseada na aprovação da maior parte da população de Botsuana, embora não existam dados concretos sobre quantas pessoas foram consultadas e se elas receberam educação ambiental para entender a extensão dos danos causados pela caça e o sofrimento a que esses animais são submetidos.
O país alega que a caça é uma forma de controlar a população de animais. No mês passado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) destacou que décadas de caça e redução dos habitats geralmente as populações de elefantes na África. As espécies florestais de elefantes foram especialmente atingidas.