Há alguns anos, uma mulher chamada Emily estava explorando uma pequena ilha no meio do Lago Talquin, na Flórida, quando avistou uma cabra branca em pé na encosta de um penhasco. Não havia mais ninguém por perto, e a ilha estava praticamente deserta, então Emily ficou confusa.
“Minha primeira preocupação foi: ‘Será que essa cabra está bem? Por que ela está sozinha?’”, disse Emily em um vídeo para o The Dodo.
Emily não encontrou nenhuma evidência de que a cabra pertencesse a alguém. Felizmente, Emily é co-diretora do Santuário de Animais Flying Pig e, como especialista em animais, sabia que não era correto a cabra estar lá sozinha.
“Cabras que ficam sozinhas podem ficar deprimidas”, disse Emily. “Elas podem sentir solidão e ter esses sentimentos, assim como as pessoas.”
Apesar de Emily querer levar a cabra para o santuário imediatamente, ela sabia que precisava esperar para ter certeza de que ela não pertencia a ninguém. Ela saiu a contragosto, mas voltou para visitar a cabra com frequência para garantir que ela tivesse comida e água suficientes.
“Enquanto isso, Emily ficou de olho nela e levou feno, salada, ração para cabras, petiscos e minerais”, escreveu o Santuário Animal Flying Pig no Facebook.
Passou-se um mês e ninguém apareceu para reclamar a cabra. Então, Emily e sua parceira de resgate, Skye, voltaram à ilha, desta vez para salvar a cabra solitária.
“No dia do resgate, ela estava muito nervosa”, disse Emily. “Começamos a incentivá-la a nos seguir de volta.”
Emily e Skye conduziram delicadamente a cabra, a quem decidiram chamar de Cypress, para dentro do pequeno barco a remo. Embora Cypress estivesse visivelmente um pouco apreensiva, pareceu perceber que as duas mulheres estavam ali para ajudá-la.
“Ela simplesmente se aconchegou em mim no barco”, disse Emily.
Assim que Cypress chegou ao santuário, teve que se adaptar a estar perto de outros animais pela primeira vez em muito tempo. Mas logo se juntou a um rebanho de outras cabras resgatadas, que a acolheram de braços abertos.
Agora, Cypress não se sente mais sozinha — ela passa o dia inteiro, todos os dias, pastando, correndo e brincando com suas amigas cabras.
“Vê-la e perceber o quanto ela estava animada por estar com outras cabras foi extremamente emocionante”, disse Emily.