O Butão se tornou o primeiro país do mundo a atingir a notável marca de 100% de esterilização e vacinação de cães em todo o seu território, graças a uma parceria entre o governo e uma instituição de caridade global. Iniciado em 2009, o Projeto Nacional de Gestão da População Canina e Controle da Raiva foi implementado pela Humane Society International (HSI) em colaboração com o governo butanês.
O programa teve início como um projeto piloto de bem-estar animal e saúde humana na capital, Timbu, em resposta à crítica situação dos cães em situação de rua no país. O sucesso inicial levou à expansão do projeto para abranger todo o país, resultando na esterilização de mais de 150 mil cães sem lar e no microchipamento de 32 mil cães domésticos.
A Ásia enfrenta desafios significativos em relação aos cães em situação de rua, estimando-se que haja mais de 300 milhões deles na região. Esses animais muitas vezes enfrentam fome, doenças não tratadas e outras adversidades, contribuindo para o aumento do risco de mordidas e propagação da raiva.
O megaprojeto do Butão envolveu a mobilização de recursos para concentrar as ações inicialmente na capital e, posteriormente, expandir para todo o país. Mais de 35 veterinários e funcionários foram treinados pela HSI, visando realizar esterilizações em grande escala com alta qualidade. O programa também promoveu a conscientização pública sobre o bem-estar dos cães, integrando a comunidade no processo.
O Primeiro-Ministro Tshering destacou a importância histórica do programa, afirmando que este é um passo significativo na construção da nação. Keren Nazareth, diretor sênior de animais de companhia e engajamento da HSI, enfatizou que o sucesso do Butão é resultado do comprometimento mútuo entre a sociedade civil e o governo. Ele ressalta que o país pode servir como um exemplo inspirador para outras nações asiáticas que enfrentam desafios semelhantes, destacando a determinação e compaixão do Butão na busca por uma coexistência mais pacífica entre pessoas e cães.