EnglishEspañolPortuguês

DEVOLVIDO À NATUREZA

Busca por abrigo: lobo-guará é visto correndo em área urbana de São Carlos (SP)

23 de novembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | G1

Já era fim de turno, no início da manhã dessa terça-feira (22), quando o segurança David José Alves Pereira Galdino teve uma das maiores surpresas da sua vida ao dar de cara com um lobo-guará.

O animal circulava por volta das 6h, próximo à portaria da EPTV Central, na Rua Carlos Fleischmann, no Jardim São Paulo, onde o segurança trabalha há apenas três dias.

“Só tinha visto um lobo-guará uma vez, no parque ecológico. Vi de longe, mas agora ser surpreendido no portão com ele bem de pertinho, vixe! Eu assustei porque ele estava bem de frente para nós e eu disse ‘nossa que cachorro enorme’, mas já me toquei que era um lobo-guará”, contou.

O medo diante do animal foi superado pelo encantamento.

“Fiquei bem mais em êxtase vendo o animal porque é muito icônico e ele é muito grande quando você vê ele bem próximo, parece um bezerrão”, disse.

Depois de o lobo fugir, Galdino pegou o celular e gravou o animal correndo no terreno em frente à emissora. “Fiz uma gravação rápida para eu poder falar, mostrar para os outros que eu realmente vi o animal porque não é comum, se eu não tivesse registrado ninguém ia acreditar.”

O animal fugiu pelo bairro e foi visto por algumas pessoas que acionaram o Corpo de Bombeiros, que iniciou buscas pelo animal pelas proximidades até encontrá-lo em uma casa na Vila Marcelina.

O local é usado pelo pedreiro José Carlos dos Santos para guardar o carro. Ele descobriu o animal, que estava escondido debaixo do carro, quando foi sair para trabalhar.

“Fui abrir o portão e escutei ele rosnando que nem um louco, aí eu corri para dentro. Se abro o portão e entro tá pego, né?”, contou.

O lobo estava muito agitado e nervoso e resistiu aos bombeiros, que demoraram para captura-lo, o que foi feito com ajuda de uma rede.

Os bombeiros levaram o animal, que descobriram ser uma fêmea, para o Parque Ecológico de São Carlos, onde passou por exames, antes de ser solto em uma área de mata.

“É um animal de vida livre, estava em perfeitas condições, sem problemas de saúde”, afirmou a chefe do parque ecológico Samanta Campos.

Fonte: G1 

    Você viu?

    Ir para o topo