EnglishEspañolPortuguês

COOPERAÇÃO

Burros resgatados ajudam a salvar flores silvestres ameaçadas de extinção

1 de junho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Burros resgatados de maus-tratos e explorações diversas pela equipe do Donkey Sanctuary, em Devon, na Inglaterra, agora farão parte de uma missão super importante: salvar a Silene gallica, uma flor silvestre em extinção. A icônica flor de pétalas brancas cobertas de pelos pegajosos teve 70% do seu habitat destruído pela ação humana e pelo uso de herbicidas.

Para tentar contornar o desaparecimento completo da flor, sementes de Silene serão espalhadas no terreno do santuário, naturalmente, enquanto caminham e pastam, os burros espalharam naturalmente por todo o campo e ajudarão a cultivar a flor ameaçada. Os cascos dos burros contribuem para enterrar a semente no solo, aumentando as chances de germinação da Silene gallica.

Silene gallica | Foto: Reprodução | Wikipedia

Ruth Angell, gerente de ecologia do Donkey Sanctuary, afirma que a ação é fundamental para garantir o equilíbrio da natureza. “O aumento da biodiversidade é essencial para um ambiente enriquecido e resiliente que pode abrigar espécies raras. Nossos burros poderão desfrutar de um passeio com nossos noivos e se beneficiar de um tempo um a um enquanto eles caminham sobre as parcelas”.

O plantio das flores faz parte de um projeto da organização Color in the Margins (Cor nas margens, em tradução livre). Além de salvar a Silene gallica, o projeto ainda pretende plantar mais de 20 espécies de flores ameaçadas de extinção no Reino Unido.

    Você viu?

    Ir para o topo