Por décadas, os chamados “Zonkeys” foram explorados na Avenida Revolución, em Tijuana, no México. Uma atração considerada cruel, já que os animais eram obrigados a permanecer de pé por longas horas sem muita comida ou água.
Zonkeys são um cruzamento entre zebra e burro, embora, nesse caso, os animais fossem pintados com listras pretas e brancas, algo que os que também traz danos para a pelagem e a pele.
Este ano, no entanto, a cidade decidiu acabar com a exploração e tornou obrigatória a aposentadoria dos animais, substituindo-os por réplicas de madeira em setembro.
De acordo com a cidade de Tijuana, os zonkeys foram transferidos para um rancho, onde serão cuidados e não serão mais usados como adereços para fotos.
Em junho de 2023, a cidade resgatou os animais, acusando os proprietários de maltratá-los.
Sob pressão da cidade e como forma de evitar acusações de crueldade animal e multas, os antigos proprietários decidiram deixar os animais irem para o rancho em troca de direitos de visitação.
A instalação de resgate possui 4,5 hectares de espaço aberto e é operada por uma família que reabilita cavalos e burros. “Agora eles estão vagando livremente em seu habitat natural”, disse Alejandro Sandoval, proprietário do rancho.